Curricularização da Extensão: Professora da UEPG apresenta os resultados do seu trabalho de doutoramento à PROEX

Na última sexta-feira (03), a PROEX recebeu a Professora Denise Puglia Zanon, do Departamento de Pedagogia da UEPG, para apresentação dos resultados da sua tese de doutoramento  “O processo de curricularização da extensão universitária na formação de licenciandos na UEPG”.

A Professora Denise explicou que o estudo considerou a  questão da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a meta 12, estratégia 12.7 do Plano Nacional da Eduação que determina a inserção de 10% de atividades de extensão nos currículos de graduação. Como  objetivo geral, propôs desvelar como o processo de curricularização da extensão para as licenciaturas vem se constituindo na UEPG, a partir dos fundamentos produzidos na Instituição, os quais sustentam a concepção extensionista.

O estudo revelou que os fundamentos que sustentam o diálogo sobre a curricularização da extensão  são a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão, bem como a relação dialógica entre a Universidade e a Sociedade e as concepções de currículo, os quais podem se entrelaçar, contribuindo para romper com a linearidade da matriz curricular, com vistas a uma formação crítica e humana, em processo de reflexão e práxis.

A Professora Denise lembrou que o processo de curricularização, entretanto, não é linear e enfrenta desafios que vão desde as questões orçamentárias até a política docente e a ruptura com as concepções e práticas pedagógicas que privilegiam o ensino e a pesquisa, desconsiderando a extensão.

A implantação da curricularização na UEPG  é um processo que vem sendo construído paulatinamente por meio de ações colaborativas entre a Proex e a Prograd, voltadas ao esclarecimento dos pressupostos extensionistas  e assessoria na elaboração dos projetos pedagógicos para a inserção do percentual destinado às atividades de extensão.

No ano de 2021 a PROEX realizou 03 grandes eventos de discussão sobre a curricularização da extensão e juntamente com a PROGRAD foram realizadas reuniões de esclarecimento com os 38 cursos de graduação da UEPG, bem como, foi disponibilizada a edição do documento Curricularização da Extensão dos Cursos de Graduação da UEPG – Apontamentos e Orientações.

A PROEX agradece à Professora Denise Puglia Zanon que gentilmente compartilhou os resultados do seu trabalho, os quais serão considerados junto ao processo de implantação da curricularização para os demais cursos de graduação da UEPG.

Para saber mais sobre a Curricularização da Extensão na UEPG, acesse: https://www2.uepg.br/proex/curricularizacao-da-extensao/