Curso de formação extensionista apresenta plataforma EaD aos cursistas

O Curso de Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão das Universidades Paranaenses teve sua aula inaugural nesta sexta-feira (05). Foram dadas as boas-vindas aos alunos do curso e apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde será ministrado os setes módulos da formação. A apresentação foi ao vivo, no Canal de YouTube do Nutead, mas pode ser assistido neste link.
Na quinta-feira (4), no lançamento do curso, o professor Aldo Nelson Bona, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ressaltou a importância da extensão para as Universidades Paranaenses: “Para que possamos com este diálogo construir os melhores caminhos para a extensão no estado do Paraná e que possamos sempre com a extensão universitária tornar a nossa academia cada vez mais presente e atuante na sociedade”, ponderou.
Sobre a extensão, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, parabenizou iniciativa e concluiu que a extensão é o diálogo entre o ensino superior com o conhecimento popular de maneira igualitária: “A extensão e a curricularização da extensão é um momento em que os saberes tradicionais e os saberes universitários se encontram, não um maior do que o outro, mas se encontram horizontalmente, de tal forma que todos os dois são importantes”.
Aldo Nelson Bona ainda ressaltou a surpresa da receptividade positiva do curso perante os espaços acadêmicos paranaenses, pois para as 500 vagas tiveram mais de 700 inscritos, o que gerou uma lista de espera: “Quero cumprimentar a Professora Edina que coordena o curso, porque nós queremos cada vez mais qualificar os nossos servidores, sejam eles docentes, sejam eles agente universitários, sejam também os estudantes. Abrimos 500 vagas, já temos lista de espera, então vamos ver o que fazer com essa lista de espera para que todos os que buscam formação possam ter essa oportunidade”, finalizou.
Para a coordenadora o importante é realizar um curso para ter uma extensão que ultrapasse os muros da Universidade: “a nossa ideia é fazer uma formação extensionista tanto para professores, quanto para alunos e os técnicos para poderem cada vez mais qualificar a extensão, e fazer com que a universidade chegue cada vez mais até a comunidade”, concluiu Edina Schimanski.

Texto: Nilson de Paula e Jessica Allana – Fotos: Jessica Allana, Daniela Borcezi e Nilson de Paula