Extensão da UEPG participa do 40º SEURS com oito trabalhos

Com a apresentação de oito trabalhos, por meio da Pró-Reitoria Extensão e Assuntos Culturais/Diretoria de Extensão Universitária (Proex/DEU), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participa, de 23 a 25 de novembro, do 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS. O evento organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) – Campus Chapecó (SC) terá como tema central “O Estado da Arte da Extensão na Região Sul do Brasil”, apresentando experiências e transformações da extensão universitária ao longo da história e reflexões acerca de sua atualidade – caminhos, desafios, possibilidades e estratégias a seguir. A programação se desenvolverá de forma virtual.

De acordo com a pró-reitora de Extensão Universitária e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, a participação no SEURS tem grande importância na condução das ações extensionistas das universidades, pela oportunidade do diálogo interinstitucional e troca de experiências entre professores e acadêmicos. “O intercâmbio fortalece a prática extensionista”, observa, explicando que os representantes da UEPG foram selecionados por meio de edital aberto à participação dos programas e projetos de extensão desenvolvidos em diversas áreas.

A programação do seminário inclui as reuniões técnicas do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – Regional Sul – FORPROEX Sul; e do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras – Regional Sul – FORCULT Sul. “São entidades voltadas para a articulação e definição de políticas de extensão e de cultura nas instituições públicas de ensino superior”, explica a pró-reitora da UEPG. O 40º SEURS envolve 28 instituições, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

TRABALHOS

Os trabalhos da UEPG serão apresentados por acadêmicos envolvidos nas ações extensionistas. Camila Aparecida da Silva Albach vai expor artigo “Espaços formativos para além da universidade: o alcance de públicos diversos por meio de extensão na Incubadora de Empreendimentos Solidários – IESOL/UEPG”. Alessandra de Lima apresentará o trabalho “Desenvolvimento e avaliação de prática em Saúde Hospitalar”. Emily Emanuele Fática Pacheco fará a exposição do artigo “Semana (s) de brincar na UEPG: a defesa do direito de brincar e da formação de professores brincantes”. Luana Ribas Bonfim versará sobre o artigo “Saúde e bem-estar: uma abordagem com trabalhadores que selecionam lixo reciclável”.

A participação da acadêmica Tatiane Vieira terá como foco o artigo “Assessoria na construção de projetos de desenvolvimento urbano e regional dos municípios com IDH médio e baixo no Estado do Paraná”. João Paulo Leandro de Almeida falará sobre “Oficinas didáticas; contribuições e possibilidades no ensino médio no município de Ponta Grossa/Paraná”.  O artigo “Projeto de consulta de enfermagem no pré-natal e pós-parto: 15 anos de sua trajetória e produtividade” será foco da abordagem da acadêmica Hadali Oliveira Soares. Caberá à acadêmica Safira Pereira a apresentação do trabalho “Envelhecer é um direito – movimento valorizando a pessoa idosa”. No total, o evento terá a apresentação de 320 trabalhos.

A abertura será a única atividade presencial do evento, programada para o campus da UFFS em Erechim (RS), contando com o Concerto Rock Sinfônico, pela Orquestra de Câmara do Alto Uruguai. Todas as demais atividades serão transmitidas no Canal PROECTV UFFS do YouTube, exceto as reuniões técnicas do FORPROEX Sul e FORCULT Sul, que terão salas virtuais abertas apenas aos membros das duas entidades.

Mais detalhes sobre o evento e programação completa AQUI