Paulo Freire e sua obra nos anos de 1960 e 1970

Universidades Rumo ao Centenário de Paulo Freire constitui um conjunto de eventos organizados por meio da parceria entre oito universidades públicas – UNIFAL, UEPG, UFMS, UFMT, UFPR, UFG, UNILA, UFSCar, comprometidas com a divulgação e discussão do legado de Paulo Freire. Esta parceria interinstitucional partiu do interesse comum de pesquisadoras e pesquisadores em organizar investigações e ações extensionistas fundamentadas na epistemologia de Freire. Na UEPG, este conjunto de eventos está vinculado a um projeto de extensão coordenado pelas Profas. Lucimara Cristina de Paula, Márcia Barbosa da Silva e Simone Regina Manosso Cartaxo, do Departamento de Pedagogia. As informações sobre os eventos encontram-se no canal do YouTube da Comunidade Educateliê, da UNIFAL, instituição que teve a iniciativa de reunir as parcerias e construir um importante trabalho de perpetuação do trabalho intelectual e da práxis de Paulo Freire. Neste ano, Paulo Freire faria 100 anos (1921-2021) e, por isso, palestrantes brasileiros(as) e estrangeiros(as) que conviveram e trabalharam com ele, ou estudaram sua obra, foram convidados(as) para compartilhar conosco a importância da produção de Freire no contexto nacional e internacional.

Paulo Freire