Proex abre edital para ações ligadas ao desenvolvimento sustentável

Estimular submissões de projetos que contemplem as áreas temáticas identificadas com a extensão universitária e estejam em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é o objetivo do edital lançado pela Divisão de Extensão Universitária, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DEU), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no âmbito do Programa de Fomento às Ações Extensionistas – 2023. As propostas deverão ser submetidas de 24 de outubro a 18 de novembro, via formulário on-line.

Conforme a diretora de Extensão Universitária, Sandra Maria Scheffer, a partir das linhas temáticas da extensão, foram elencados três ODS. Igualdade de Gênero (ODS 5); Redução das Desigualdades (ODS 10); e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16). “A ideia é promover a iniciação extensionista de acadêmicos da graduação, em projetos que contribuam para o debate e a resolução dessas demandas sociais”.

Para a submissão, a proposta deverá estar claramente caracterizada como extensão universitária, voltada ao atendimento da comunidade externa; ter o envolvimento obrigatório de alunos de graduação da UEPG; estar em consonância com os ODS elencados no edital; e ter prazo de execução de 12 meses. Devem considerar ainda as linhas temáticas previstas, não sendo possível concorrer em mais de uma linha; ou apresentar mais de um projeto por coordenador. Para este edital serão ofertadas 10 bolsas extensionistas.

Os proponentes deverão apresentar formulário de proposta do projeto de extensão (anexo ao edital); documento comprobatório de não estar inadimplente em atividades de pesquisa, extensão ou atividades integradas; Currículo Lattes completo e atualizado, referente ao período de 2019 a 2021; e plano de trabalho dos bolsistas indicados, regularmente matriculados em 2023. Cada proposta poderá indicar até dois bolsistas (titular e suplente). A bolsa será de R$ 500 (fevereiro a dezembro).

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.

Confira a íntegra do EDITAL PROEX – Nº 2022.611.