UEPG realiza precursora da Operação Rondon Paraná em Guaratuba

O Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou, na quarta-feira (31), da primeira reunião de planejamento da Operação Rondon Paraná 2023, em Guaratuba. O encontro reuniu representantes das secretarias municipais e outros órgãos do município, no Casarão Marcílio Dias, Espaço Litoral.

De 10 a 22 de outubro, a Operação Rondon Paraná será desenvolvida em municípios do Litoral (Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) e Vale do Ribeira (Cerro Azul, Doutor Ulisses e Rio Branco do Sul). A iniciativa vai possibilitar que professores e estudantes universitários realizem atividades participativas e colaborativas com as comunidades e lideranças locais. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades públicas e privadas.

A UEPG vai desenvolver atividades em Guaratuba, juntamente com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Cerro Azul, em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). No município do Litoral, levará ações do conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde), enquanto em Cerro Azul serão aplicadas atividades do conjunto (Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho).

Na ação precursora em Guaratuba, a UEPG foi representada pela professora Marilisa do Rocio Oliveira, do NER/UEPG, e a UEL, pela professora Zilda Andrade, pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX/UEL). Ambas repassaram informações sobre a Operação e discutiram com as secretarias municipais quais as demandas do município e projetos a serem desenvolvidos pelas equipes das duas universidades. O grupo terá 24 rondonistas, sendo 4 professores e 20 estudantes de graduação e pós-graduação.

A UEPG está com o processo de seleção dos rondonistas aberto até 10 de junho. Podem participar acadêmicos de graduação (presencial e ou EaD) e pós-graduação (mestrados acadêmico e profissional e doutorado) regularmente matriculados no corrente ano letivo. Serão selecionados 10 alunos titulares e 3 suplentes, para a Operação em Guaratuba, e 10 titulares e 3 suplentes, para trabalhar em Cerro Azul. Os documentos da inscrição devem ser encaminhados para o e-mail rondonuepg@gmail.com.

Mais informações em www.uepg.br/rondon/editais (EDITAL NER-UEPG Nº 04/2023).