EDITAIS
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SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Atualização e Aprendizagem Didática tem como finalidade oportunizar aos portadores de Diplomas de Grau Superior a inserção nas ações didático-pedagógicas para a prática da ensinagem acadêmica em suas respectivas áreas de formação, realizadas mediante acompanhamento do docente de carreira responsável pela disciplina específica na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG durante um semestre ou ano letivo.
Este programa está regulamentado na Resolução CEPE 63/2013 – clique para saber mais.
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é o mais antigo programa de mobilidade do país, um dos mais importantes instrumentos de cooperação educacional por oferecer a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Atualmente, 49 países participam, dos quais 20 da África e 25 da América Latina e Caribe e 04 asiáticos.
O PEC-G também é relevante instrumento de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. Em seus quase cinquenta anos de existência, o PEC-G beneficiou mais de quinze mil estudantes estrangeiros, principalmente oriundos da África e da América Latina. São mais de 90 instituições de ensino superior brasileiras que participam do Programa, entre universidades federais, estaduais e particulares. Mais ainda: o PEC-G tem contribuído para formar lideranças e profissionais que estarão envolvidos com a definição de políticas públicas dos países participantes. As ações de cooperação educacional com a África, como esta, por exemplo, poderão vir a ser a marca da presença do Brasil naquele continente.
Em seus quase cinquenta anos, no entanto, o PEC-G tem estado juridicamente amparado por protocolos interministeriais (MEC e MRE) que, ao longo do tempo, foram renovados; a partir de 2013, o PEC-G terá maior segurança jurídica e institucionalização do programa, com a publicação do Decreto no. 7948, de 12 de março de 2013.
DECRETO Nº 7.948, DE 12 DE MARÇO DE 2013
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 343/2013. Ele constitui-se em uma modalidade de investimento em um grupo de alunos, vinculado a um curso de graduação, para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais, que visa não apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade, formando, enfim, globalmente o aluno.
Na UEPG há, atualmente, 03 (três) grupos PET, a saber:
- PET – História
- PET – Engenharia de Alimentos
- PET – Química
PIBID 2022
Coordenação Institucional - Profa. Dra.Graciete Tozetto Goes
O Programa:
O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é um programa ligado à coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da Educação Básica.
Objetivos:
São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:
I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II - contribuir para a valorização do magistério;
III - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Como funciona:
• Os projetos institucionais a serem apoiados pela CAPES no âmbito do PIBID serão selecionados por meio de editais, os quais estabelecerão os requisitos e os procedimentos atinentes à participação das IES interessadas.
• O projeto institucional deve ser desenvolvido pela IES de maneira articulada com as redes de ensino e com as escolas públicas de educação básica, contemplando diferentes aspectos e dimensões da iniciação à docência.
• O PIBID será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica - ACT firmado entre a CAPES e cada IES participante, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino mediante habilitação de suas unidades escolares para participarem como escolas-campo.
Modalidades de bolsa:
Modalidades de bolsa
1) Bolsista de iniciação à docência: o aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura que integra o projeto institucional da instituição de educação superior, com dedicação de carga horária mínima de trinta horas mensais ao PIBID.
2) Professor supervisor: o docente da escola de educação básica das redes públicas de ensino que integra o projeto institucional, responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência.
4) Coordenador de área: o professor da instituição de educação superior responsável pelas seguintes atividades: a) planejamento, organização e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica; b) acompanhamento, orientação e avaliação dos bolsistas estudantes de licenciatura; e c) articulação e diálogo com as escolas públicas nas quais os bolsistas exerçam suas atividades.
3) Coordenador institucional: o professor de instituição de educação superior responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto de sua instituição, zelando por sua unidade e qualidade.
Os participantes são selecionados por meio de editais.
Programas e Projetos Integrados de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão constituem um conjunto de atividades de caráter temporário ou permanente que visam à reflexão e melhoria do processo de ensino/aprendizagem nos Cursos de Graduação.
Os Programas e projetos integrados são aqueles que contemplam em suas fases, ações conjuntas e inter-relacionadas nas áreas de Ensino/ Pesquisa e/ou Ensino/Extensão.
Os Programas e Projetos Integrados passam por aprovação do respectivo Colegiado de Curso com parecer circunstanciado e registro em ata.
MODELO PROPOSTA DE PROGRAMA E/OU PROJETO INTEGRADO
RESOLUÇÃO CEPE N.025 DE 21 DE JUNHO DE 2013
PARECER FUNDAMENTADO SOBRE PROGRAMA/PROJETO DE ENSINO
Caso tenha problemas com o download dos modelos, podem ser encontrados alternativamente no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1Q1eU7bhxilw9DUejWMdzBnQdMFwoFReH?usp=sharing
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 2022
Coordenação Institucional: Professora Dra. Marcela Teixeira Godoy
O Programa:
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Objetivos:
1. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
2. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
3. Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
4. Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
5. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.
Como funciona:
• Os projetos institucionais a serem apoiados pela CAPES no âmbito do PRP serão selecionados por meio de editais, os quais estabelecerão os requisitos e os procedimentos atinentes à participação das IES interessadas.
• O projeto institucional deve ser desenvolvido pela IES de maneira articulada com as redes de ensino e com as escolas públicas de educação básica, contemplando diferentes aspectos e dimensões da residência pedagógica.
• O PRP será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica - ACT firmado entre a CAPES e cada IES participante, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino mediante habilitação de suas unidades escolares para participarem como escolas-campo.
Modalidades de bolsa:
No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:
1. Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);
2. Coordenador Institucional: para o docente da IES, responsável pela execução do projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
3. Docente Orientador: para docente da IES responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes de seu núcleo de residência pedagógica, no valor R$1.400,00 (mil e quatrocentos reais);
4. Preceptor: para professor da escola de educação básica responsável por acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
EDITAL DA CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS INSTITUCIONAIS
Clique aqui e veja os Editais de Residência Pedagógica PROGRAD.
Palestra "Da orientação ao respeito: práticas para prevenção ao assédio no Ensino Superior"
Link para certificados:
https://drive.google.com/drive/folders/1etVxs1euCaelCuRvqpMXKaKIJiOAOU0y
Semana de Formação Docente 2024
Link para certificados:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1GuXsv5YZFddeENTyIDbkYmxLYPwLnJVs
Palestra “TDAH: implicações na aprendizagem e no desempenho acadêmico”
Link para certificados:
https://drive.google.com/drive/folders/1E8djJ-H7bFViAzmIygKXeUL4fh-WsPDd
Depoimentos dos(as) Acadêmicos(as) Participantes dos PROGRAMAS E PROJETOS PROGRAD
“Consigo relacionar a teoria com a prática vivenciada. Ou seja, é o conhecimento vivo e isso contribui para a minha formação profissional ser mais completa”.
“As atividades me tornaram um acadêmico muito mais responsável. Me organizei melhor, com relação às demandas dentro do meu curso e meu desempenho melhorou muito”.
“Participar tem feito com que eu conheça pessoas diferentes, até mesmo lugares diferentes, e me faz ter cada vez mais certeza da profissão que escolhi. Conviver com os colegas e professores atuando em uma comunidade é muito motivador”.
“Nossa equipe e as professoras são sempre uma inspiração, não só de Biologia, mas de todas as áreas que trabalham juntas. Participar desse projeto abriu meus horizontes”.
“Cresci muito em relação ao intelectual. As idéias do que é ser um bom profissional evoluíram, através das experiências vividas na Liga. Percebi diferentes realidades com o aprendizado em muito pouco tempo”.
“Percebo o meu crescimento como profissional e claro, pessoal também, através de acompanhamentos e projetos realizados. Estou muito lisonjeada de estar nesse programa, onde posso ter contato com pessoas excelentes e que acrescentaram e acrescentam muitos pontos positivos na minha formação”.
"Muitas experiências foram adicionadas em meu currículo, como por exemplo atuar em uma escola com problemas e diferenças sociais grandes e relativamente opostas à todas as minhas experiências escolares e acadêmicas anteriormente visitadas".
"Estamos mais desenvoltos, principalmente quando trabalhamos com a comunidade externa e em grupos de pesquisa, por exemplo".