UEPG realiza formatura extemporânea para alunos de três cursos da graduação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, nesta segunda-feira (27), formatura extemporânea para sete alunos da graduação. Colaram grau três alunos do curso de Administração EaD, dois de Ciências Contábeis e dois de Medicina. A solenidade aconteceu de forma híbrida, com transmissão via Google Meet e equipe presencial na Sala dos Conselhos, do Campus Uvaranas.

Com todas as medidas de biossegurança, participaram presencialmente da cerimônia o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, o pró-reitor de graduação, Carlos Willians Jacques Morais, a secretária ad hoc, Marcela Teixeira Godoy Silvana Oliveira, a cerimonialista Danielle Carneiro Dykstra, a formanda Gabriela Gualberto Carvalho, que representou seus colegas durante o juramento, e Benjamin de Melo Carvalho, pai da acadêmica e professor da UEPG.

Após o juramento de Gabriela sobre os deveres profissionais médicos, a acadêmica Andreia Fernandes Lima também prestou juramento aos deveres profissionais de forma remota. A solenidade deu início à imposição de grau aos formandos e, de maneira especial, o professor Benjamin de Melo Carvalho fez a entrega simbólica do canudo para sua filha, Gabriela Carvalho.

As formaturas extemporâneas acontecem para que alunos possam seguir para a carreira profissional sem prejuízo. Somente na pandemia, a UEPG já formou cerca de 1800 acadêmicos nos cursos de graduação presencial e do ensino a distância, em formaturas institucionais e extemporâneas.  Em discurso de encerramento, o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destaca que gostaria que a formatura acontecesse de forma totalmente presencial. “Com a possibilidade de nos abraçarmos para a festividade desse momento, mas não conseguimos fazer isso ainda. Uso a palavra “ainda” como esperança, para que em breve possamos fazer presencialmente as nossas formaturas”.

O reitor ainda frisou que, durante todo o momento de pandemia, a UEPG não parou. “Nossos professores, alunos e servidores estiveram trabalhando arduamente para que não houvesse descontinuidade dos estudos. Prova disso é que as formaturas estão acontecendo regularmente”, diz. Para ele, a Universidade tem a grande responsabilidade de formar pessoas que transformem a sociedade. “É importante que vocês sejam entes transformadores e que levem o nome da UEPG adiante. Continuem confiando na Universidade, porque essa instituição tem uma longa história de formação no interior do Paraná”.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Fabio Ansolin