Jornalismo UEPG organiza eventos de pesquisa acadêmica do Brasil e França
O Programa de Pós-Graduação e o Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGJor-UEPG) recebem em novembro três eventos de impacto nacional e internacional na área da pesquisa acadêmica. De 03 a 07 de novembro, a instituição terá o 3º Encontro Internacional de Pesquisa sobre Jornalismo (Reijor), que conta com a participação de pesquisadores franceses; e o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), juntamente com o 15º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor). A organização já definiu a programação, que conta com palestras oficinas e apresentações de trabalho.
3º Reijor
Com o tema “As Irreverências do Jornalismo”, o evento acontece entre 03 e 05 de novembro e conta com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior. A abertura oficial será no Centro de Cultura de Ponta Grossa, a partir das 8h30. A conferência de abertura tem o tema “Le rire, la plus socialisée de toutes nos émotions” (tradução: O riso, a mais socializada de todas as nossas emoções), ministrada pela palestrante Laure Flandrin, da École Nationale de Lyon, França, com mediação de Paula de Souza Paes, da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. A partir das 10h45, iniciam as sessões de apresentação de trabalhos.
O debate continua no dia 04 de novembro, ainda no Centro de Cultura de Ponta Grossa, com o tema “Faire rire: comment le journalisme fait rire ou grincer des dents” (tradução: Fazer rir: como o jornalismo é engraçado ou incômodo), seguido dos painéis “Interdiscursividade e diversidade dos formatos jornalísticos: a irreverência a serviço da inclusão” e “Os formatos e os limites da irreverência na web e na cobertura jornalística de movimentos sociais, conflitos políticos e guerras”, com apresentações de trabalhos.
O 3º Reijor encerra em 05 de novembro, com a Jornada de Estudos “Olhares Cruzados Sobre o Jornalismo: As inflexões da escrita científica”, que acontece das 9h às 12h, no Miniauditório do Secisa, no Campus Centro da UEPG. A atividade conta com as conferências da professora Collette Brin, da Université Laval, Canadá, e da professora Myrian Del Vecchio de Lima, da Universidade Federal do Paraná, Brasil.
23º SBPJor
Os eventos da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que acontecem de 05 a 07 de novembro na UEPG, trazem como tema
central “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global”. A programação reúne grandes nomes da academia para debates sobre o papel do jornalismo diante dos desafios sociais, políticos e econômicos que marcam o Sul Global.
As atividades presenciais do evento iniciam em 05 de novembro. Pela manhã, das 9h às 12h, no Auditório da Reitoria da UEPG, a mesa de debate “Os desafios do Jornalismo na conjuntura política e econômica do Sul Global” conta com a participação de Consuelo Dieguez, da Revista Piauí e Márcia Raquel, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindijor). A tarde será dedicada à apresentação de trabalhos de forma presencial. A programação combina também atividades híbridas, como oficinas presenciais e minicursos on-line, que ocorrem das 16h30 às 18h30.
Ao final do dia, às 19h, acontece a abertura oficial do 23º SBPJor, no Auditório da Reitoria do Campus Central da UEPG. A conferência “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global” será proferida pelo renomado professor Bruce Mutsvairo, da Utrecht University, Países Baixos. Com passagens por instituições como a Universidade de Auburn (EUA), Universidade de Witwatersrand (África do Sul) e Universidade Simon Fraser (Canadá), Mutsvairo é referência internacional nos estudos de jornalismo, com ampla produção e liderança em projetos interdisciplinares nas áreas de mídia e comunicação. A mediação será da professora Rafiza Varão, da Universidade de Brasília (UNB/SBPJor).
A programação da quinta-feira (06) promete um debate aprofundado no auditório da Reitoria do Campus Central da UEPG, das 9h às 12h, com a mesa de debate “As desigualdades e conflitos no Sul Global na pauta da pesquisa em Jornalismo”. Na mesa, estará a professora Dione Oliveira Moura, da Universidade de Brasília (UNB), que traz sua experiência em estudos sobre identidade étnico-racial, estudos de gênero, jornalismo científico e ambiental. Ao lado dela, estarão o professor Julio César Arrueta, da Universidad Nacional de Jujuy (UnJu, Argentina), especialista em Comunicação e Política e Rotinas de Produção Jornalística, e a professor Karina Gomes Barbosa, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/SBPJor), cujos estudos focam em gênero e mídia, em interface com infância e violência e ênfase no audiovisual e jornalismo. A tarde do dia 06 será dedicada à apresentação de trabalhos em diversas salas do Campus Centro e a noite será de celebração, no Centro de Cultura de Ponta Grossa, com a entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho 2025, às 19h45, seguida de um coquetel e sessão de lançamento de livros, às 20h30.
O final do evento será na sexta-feira (07), com o encerramento do JPJor, que acontece das 9h às 12h, e com a continuidade das apresentações de trabalhos no período da tarde. Por fim, a Assembleia da SBPJor e encerramento estão previstos para acontecer às 18h30 no Auditório da Reitoria, no Campus Central da UEPG. Toda a programação é presencial, com exceção da agenda do JPJor, que acontece em 31 de outubro (sexta-feira), com a apresentação dos jovens pesquisadores de forma remota.
Todas as informações sobre os eventos podem ser consultadas no site do SBPJor 2025 e do PPGJor-UEPG.
Texto: Luísa Andrade – Jornalismo UEPG, com adaptação de Jéssica Natal – CCom | Fotos: Aline Jasper, Tierri Angeluci e Rafaela Koloda.Foto do palestrante: Kees Gort.
