Participação da Prof. Dra. Keli Cristina Pacheco na Conferência Internacional “Out of Place: Migration, Memory and Emotions”

No dia 14 e 15 de novembro de 2019 participei da Conferência Internacional “Out of Place: Migration, Memory and Emotions”, realizado pelo Centro de Estudos Comparatistas, na Escola de Artes e Humanidades da Universidade de Lisboa, dias 14 e 15 de novembro, Portugal. No evento pesquisadores dos mais diversos países fomentaram a reflexão crítica sobre as emoções e memórias dos migrantes, refugiados e expatriados, representados na literatura, nas artes e nas práticas culturais, considerando os contextos políticos, sociais e culturais em que se inserem. Representando a UEPG, apresentei publicamente a conferência: “A dicção em exílio na poética de Leonardo Tonus”, trabalho fruto de minha pesquisa de pós-doutamento da Universidade Sorbonne, em Paris, França, em andamento. Na ocasião houve um fecundo debate.
No dia 27 de novembro de 2019 apresentei publicamente a conferência “Exil/Exiliance: de Edward Said à Alexis Nouss”, na Sorbonne Université, Paris, França. Na mesa “Exiliance e Clarice Lispector”, organizado pelo Professor Doutor Leonardo Tonus, comparei conceitos teóricos acerca do exílio e sua relação com a estética literária na obra de dois estudiosos renomados da teoria literária e da literatura comparada, um deles ainda sem tradução para o português. Na mesma ocasião, a professora Victória Saramago, da Universidade de Chicago, EUA, apresentou conferência sobre a questão da urbanização e o não-humano na obra de Clarice Lispector. Após as exposições houve produtivo debate entre pares, pesquisadores e público em geral.
Keli C. Pacheco