Seleção discente PPGJor/UEPG para turma de 2024 está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com as inscrições abertas para a seleção ao curso de mestrado, com ingresso no primeiro semestre de 2024. A Área de Concentração do programa (Processos Jornalísticos) é estruturada em duas linhas de pesquisa: Processos de Produção Jornalística e Processos Jornalísticos e Práticas Sociais.

Serão ofertadas até 15 vagas, das quais até 4 são reservadas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as). Além disso, serão ofertadas, em caráter adicional, uma vaga para indígenas, uma vaga para pessoas com deficiência, uma vaga para candidatos/as trans (transexuais, transgêneros e travestis), uma vaga para candidatos/as estrangeiros/as com status de refugiados ou portadores de visto humanitário, além de uma vaga para Servidores Técnico-Administrativos da UEPG.

Após a homologação das inscrições, ocorrem duas etapas de seleção, sendo uma eliminatória e uma apenas classificatória: (1ª) análise do anteprojeto de pesquisa; (2ª) apresentação (defesa) do anteprojeto.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via internet, no período de 23/09/2023 a 05/02/2024, através do link https://acad.apps.uepg.br/inicio. A homologação das inscrições acontece no dia 09/02/2024.

As aulas ocorrem no formato presencial. Acesse o edital completo aqui (https://www2.uepg.br/ppgjor/wp-content/uploads/sites/26/2023/09/Edital-selecao-2024-PPG-JOR-18-2023.pdf).

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG iniciou as atividades no primeiro semestre de 2013 e é, atualmente, nota 4 na avaliação CAPES. O Programa de Mestrado em Jornalismo, primeiro da área no Paraná e segundo do Brasil, reconheceu desde o início o desafio de integrar a pós-graduação e a graduação, mantendo linhas de pesquisa com participação expressiva de estudantes de iniciação científica e pesquisadores voluntários. Do mesmo modo, sem desconsiderar a trajetória no ensino da graduação, tem promovido a integração entre ações de pesquisa e extensão, de modo a qualificar as reflexões em torno das experiências de produção jornalística e inserção na comunidade local.