X Ciclo de Estudos da Linguagem tem inscrições abertas para simpósios temáticos

As inscrições para proposição de simpósios temáticos no X Ciclo de Estudos da Linguagem (Ciel) estão abertas até 01 de março. O X Ciel e III Congresso Internacional de Estudos da Linguagem acontece de 29 a 31 de julho e tem como tema “Descolonialidade e desobediência nos Estudos da Linguagem”.

Os Simpósios Temáticos (STs) são espaços na programação para apresentação de pesquisas concluídas ou em estágio avançado. Para se inscrever nesta etapa, é necessário ter doutorado e vinculação com uma instituição de ensino. Duas pessoas podem enviar uma proposta conjunta, nesse caso uma delas pode ter titulação de mestre. Os proponentes também devem ter currículo Lattes, pagar a taxa de inscrição (R$ 150,00) e inscrever um trabalho para apresentar em seu ST.

Os coordenadores dos Simpósios Temáticos devem avaliar e selecionar as comunicações inscritas em seu simpósio e definir sua programação. Serão aceitas no máximo 20 apresentações, sendo no mínimo cinco trabalhos inscritos para efetivar a sessão. As propostas devem ser anexadas ao sistema de inscrição conforme modelo disponível na primeira circular do evento. A inscrição para apresentações de trabalhos tem início em 18 de março e se estende a 30 de abril.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora Ione Jovino, o X Ciel quer questionar práticas e parâmetros cristalizados, criar debates e diálogos sobre linguagem com estudiosos da área e pesquisadores de demais disciplinas das Ciências Humanas, Artes, Música e Comunicação. “Não será só um evento de pensamento descolonial, mas que buscará fazer-se descolonial em sua estrutura, na escolha de palestrantes, em sua organização etc. Pretende não exaltar, não folclorizar, mas trazer, em primeira pessoa, para falar em nome próprio, aquelas e aqueles que têm produzido conhecimento descolonial, mesmo que não sejam reconhecidos academicamente (em sentido estrito) como tal”, afirma.

Mais informações sobre o X Ciel podem ser encontradas na página do evento. A primeira circular está disponível neste link.