Professores da UEPG participam de Seminário Internacional

Os professores do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da UEPG Robson Laverdi e Alessandra Izabel de Carvalho participaram do evento “Seminario Internazionale sulle Nuove Metodologie per lo Studio della Storia Orale” organizado pela Università Ca’ Foscari Venezia.

O seminário reuniu pesquisadores de vários países que trabalham com a metodologia da história oral a partir de abordagens inovadoras. “Eu, o professor Robson Laverdi e a professora Evelyn Nimmo estamos desenvolvendo um projeto de investigação, registro e valorização da cultura dos pequenos produtores que cultivam a erva-mate no sistema tradicional, ou seja, dentro da floresta e de forma agroecológica”, explica a professora Alessandra Izabel de Carvalho.

Conforme conta a docente, “a pesquisa está baseada na metodologia chamada de história oral ambiental e parte do princípio de uma coprodução de conhecimento entre os erveiros(as) e os pesquisadores que somos nós da UEPG e de outras instituições parceiras no projeto, tais como Embrapa e Iapar”.

Segundo o professor Robson Laverdi, “a participação dos professores da UEPG é uma prática efetiva de internacionalização, visando constituir parcerias de aprofundamento metodológico e de publicações conjuntas. A intenção também é aprofundar possibilidades de interações acadêmicas com pesquisadores de outros países e criar possibilidades de transito de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. O evento tem como propósito também amadurecer discussões para uma publicação conjunta”.

Robson afirma que “essa é uma oportunidade de interagir com pesquisadores de referência preocupados com a história oral, uma metodologia que tem revisado suas práticas e apontado para novos caminhos de pesquisas na área de História e Ciências Humanas e Sociais de modo geral. É uma enorme honra pra UEPG participar de um evento dessa importância com pesquisadores de relevância no campo e nessa prática”.

“Para o Programa de Pós-graduação em História, o seminário aqui em Veneza será uma ótima oportunidade para fazermos contato com colegas de outros países e pensarmos formas de promover a internacionalização do Programa” diz a professora Alessandra. O reitor da UEPG, Miguel Sanche Neto, afirma que “a universidade ocupa cada vez mais uma presença internacional nas mais diversas áreas. A professora Alessandra e o professor Laverdi representam este momento novo da instituição”, finaliza.

Texto e foto: Vanessa Hrenechen / Robson Laverdi