Gerar Processo SEI:
- Toda e qualquer solicitação deve ser realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O acadêmico tem acesso ao sistema por meio do link: CRIAR PROCESSO SEI . É necessário preencher todas as informações do cabeçalho e descrever sua solicitação o mais detalhadamente possível, além de informar para qual programa e/ou secretaria deve ser encaminhado o processo gerado.
Serviços da Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação Stricto Sensu:
I – Providenciar inscrições e matrículas em cursos de Mestrado e Doutorado;
II – Controlar documentos dos cursistas de Mestrado e Doutorado, e dos estagiários de Pós-Doutorado;
III – Confeccionar e controlar diários de classe dos cursos de Mestrado e Doutorado;
IV – Controlar e emitir declarações, certidões, certificados e históricos escolares relativos aos cursos de Mestrado e Doutorado;
V – Expedir e registrar os diplomas dos cursos de Mestrado e Doutorado;
VI – Emitir certificados de conclusão do Pós-Doutorado;
VII – Apoiar outras atividades relacionadas aos cursos de Mestrado e Doutorado, e ao Estágio de Pós-Doutorado;
VIII – Executar outras atividades correlatas às suas atribuições.
Guia de dúvidas para acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu
Certidão de Aproveitamento de Disciplina:
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- O(A) Acadêmico(a) deve solicitar à SAPGS via SEI e informar: o programa que cursou a disciplina, o nome completo da disciplina, o ano e período em que cursou a disciplina.
- A SAPGS emite a certidão com conceito, frequência, créditos, carga horária e ementa.
- O(A) acadêmico(a) receberá no e-mail cadastrado no processo.
Validação de Disciplina:
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- Acadêmico(a) deve solicitar via SEI a validação da disciplina realizada como aluno especial e/ou em outra instituição e/ou programa. Alunos de doutorado podem ainda solicitar validação de disciplinas realizadas no mestrado.
- Anexar ao processo o comprovante da disciplina contendo: carga horária, créditos, frequência, conceito e ementa. Em caso de aproveitamento de disciplinas do mestrado, o Histórico Escolar.
- Destinar ao Programa de Pós-Graduação em que está regularmente matriculado(a) (descrever no corpo do texto o nome do programa para que os responsáveis enviem diretamente ao programa correto).
- O colegiado e/ou coordenação vai deferir ou não a solicitação por meio de ofício e/ou despacho, anexando ao processo a Ata da reunião do colegiado (quando houver) e, na sequência, encaminha o processo para a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu (SAPGS).
- A SAPGS irá inserir a informação no Histórico Escolar Parcial do(a) acadêmico(a) e anexará ao processo o documento atualizado.
- O Programa de Pós-Graduação após informar o(a) acadêmico(a) sobre a conclusão do processo, deve concluir o processo na unidade.
Validação de Proficiência em Língua Estrangeira:
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- O(A) acadêmico(a) deve solicitar a validação via SEI, anexando o comprovante de proficiência e encaminhando ao Programa de Pós-Graduação em que está regularmente matriculado(a), solicitando a validação (levando em consideração as informações do regulamento de cada programa).
- O colegiado e/ou coordenação vai deferir ou não a solicitar e anexar a Ata da reunião do colegiado (quando houver) e, enviar à SAPGS para providências.
- A SAPGS irá incluir as informações no Histórico Escolar do(a) acadêmico(a) e, anexará o documento no processo.
- A SAPGS envia o processo para ciência do programa sobre a atualização e, após conferência o programa deve informar o(a) acadêmico(a) sobre.
Trancamento de Matrícula:
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- O(A) acadêmico(a) deve solicitar via SEI, anexando os documentos necessários para comprovação da necessidade de trancamento (ex.: atestado médico, laudo médico, requerimento assinado pelo orientador, dentre outros) e, destinar ao Programa de Pós-Graduação em que está regularmente matriculado(a), informando o início do trancamento e o período.
- O colegiado e/ou coordenação deve deferir ou não a solicitação e anexar a Ata da reunião do colegiado (quando houver).
- O Programa de Pós-Graduação envia para a SAPGS informando a data início do trancamento e o período (ex.: 60 dias, 180 dias, 3 meses, 6 meses; a contar a partir do dia xx/xx/20xx).
- A SAPGS solicita por meio de chamado de suporte ao NTI o trancamento de matrícula.
- Após o retorno do NTI, a SAPGS informa o programa e o(a) acadêmico(a) (pelo email cadastrado no processo) sobre a situação de trancamento.
- O(A) acadêmico(a) fica responsável por solicitar o pedido de reabertura de matrícula após o término do período de trancamento.
Reabertura de Matrícula:
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- Após o período de trancamento de matrícula, o(a) acadêmico(a) deve solicitar via SEI a reabertura de matrícula e destinar ao Programa de Pós-Graduação.
- A coordenação deve verificar se o pedido está dentro do prazo estipulado e expresso no regulamento do curso e, em seguida deferir ou não a solicitação, anexando a Ata da reunião do Colegiado (quando houver).
- A coordenação deve enviar o processo para a SAPGS com o deferimento para reabertura ou com o pedido de desligamento.
- A SAPGS solicitará ao NTI o pedido de reabertura de matrícula ou desligamento por meio de chamado de suporte.
- Após o retorno do NTI, o programa será informado, bem como o(a) acadêmico(a) via e-mail cadastrado no processo.
Histórico Escolar Parcial e Final:
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- O(A) acadêmico(a) solicita à SAPGS por meio do SEI.
- O Histórico Escolar Parcial contará com as informações que a SAPGS possui até o momento e, a assinatura será do responsável pela secretaria.
- O Histórico Escolar Final deve conter todas as informações necessárias e, será assinada pelo atual coordenador do Programa de Pós-Graduação (mesmo que a solicitação seja de um histórico antigo a atual coordenação deve assinar pois será atualizado portarias e data de emissão).
- Em caso de Histórico Escolar Final antes da publicação e homologação pela Comissão de Pós-Graduação, o histórico apresentará a seguinte observação: O título de mestre (ou doutor) está condicionado à publicação da versão final da dissertação (ou tese) na TEDE e à homologação da Ata de defesa pela Comissão de Pós-Graduação. Ou ainda, somente: O título de mestre (ou doutor) está condicionado à homologação da Ata de defesa pela Comissão de Pós-Graduação.E deve ser assinada pelo coordenador do programa.
- A SAPGS envia ao acadêmico(a) no e-mail cadastrado no processo, ou é entregue em sua forma física, conforme solicitação.
Certidão de Conclusão de Mestrado ou Doutorado:
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- O(A) acadêmico(a) só poderá solicitar a Certidão de Conclusão quando o processo de homologação já estiver em pauta para a reunião da Comissão de Pós-Graduação (CPG), pois o(a) mesmo(a) deverá ter cumprido todos os créditos obrigatórios do curso (segundo o regulamento), defendido a dissertação ou tese e ter sido aprovado(a) e ainda, ter a publicação na TEDE da Biblioteca.
- A solicitação deve ser realizada via SEI e destinada à SAPGS.
- A certidão contará com a seguinte observação: o diploma encontra-se em vias de expedição.
- O(A) acadêmico(a) receberá a certidão no e-mail cadastrado no processo.
Prorrogação do Prazo de Defesa:
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- O(A) acadêmico(a) deve solicitar via SEI ao Colegiado e/ou Coordenação do Programa de Pós-Graduação em que está regularmente matriculado, informando o motivo e o prazo necessário. Lembrando que deve haver consentimento do(a) orientador(a).
- O Colegiado e/ou Coordenação do curso deverá deferir o pedido e anexar a Ata da reunião do Colegiado (quando houver) e informar o prazo de prorrogação.
- O programa informa ao acadêmico(a) sobre o deferimento e encaminha para ciência da SAPGS.
Regime Domiciliar:
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- A acadêmica deve solicitar via SEI o estado de regime domiciliar anexando ao processo um documento de comprovação (certidão de nascimento, atestado médico).
- Após recebermos a solicitação, anexamos ao processo o requerimento de regime domiciliar que deverá ser preenchido pela acadêmica, além da resolução que regula o regime de exercícios domiciliares (RESOLUÇÃO CEPE Nº043, DE 21 DE AGOSTO DE 2018). Encaminhamos via e-mail para a aluna tanto o requerimento quanto a resolução.
- Após recebermos da aluna o requerimento preenchido, encaminhamos o processo para a coordenação do programa emitir um parecer, aceitando ou não que a aluna de início aos estudos na forma de regime domiciliar.
- Se o programa emitir parecer favorável, damos continuidade ao processo abrindo um chamado junto ao NTI, solicitando que seja registrado no sistema o período em que a aluna estará em regime domiciliar.
- Enviamos à aluna um e-mail informando o período em que estará registrada como em estado de regime domiciliar.
Cancelamento de Matrícula em Disciplinas:
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- O(A) acadêmico(a) deve solicitar via SEI ao Programa de Pós-Graduação o cancelamento de matrícula na disciplina informando o nome completo, nome da disciplina e período.
- Ao deferir o pedido, o professor da disciplina ou a coordenação poderão efetuar as alterações conforme a FAQ ALTERAR MATRÍCULA.
- Após a alteração, a coordenação poderá emitir o diário de classe atualizado e, informar o(a) acadêmico(a) sobre. Após conclui-se o processo na unidade.
Desligamento do Programa:
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- O(A) acadêmico(a) deve solicitar o desligamento via SEI e encaminhar ao Programa de Pós-Graduação em que está regularmente matriculado(a). Sempre que possível, deve expressar o motivo do desligamento. Em caso do colegiado do programa solicitar o desligamento, o mesmo deve ser feito via SEI, anexando a Ata da reunião do Colegiado (quando houver) e o motivo pelo qual o(a) aluno(a) está sendo desligado(a) do programa, além de outros documentos que venham a ser necessários.
- A coordenação e/ou colegiado deferem a solicitação e enviam para a Comissão de Pós-Graduação (CPG), para homologação.
- Após a homologação, a CPG encaminha para providências à SAPGS.
- A SAPGS solicita o desligamento por meio de chamado de suporte ao NTI.
- Após o retorno no NTI, o programa é informado e deve informar o(a) aluno(a) sobre a situação de desligamento quando solicitado pelo colegiado/coordenação. Quando o(a) próprio(a) acadêmico(a) solicita o desligamento, o(a) mesmo(a) é informado via e-mail cadastrado no processo.
Contato dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu:
PROGRAMA | COORDENAÇÃO | PÁGINA | |
AGRONOMIA | Prof. Dr. Eduardo Augusto Agnellos Basbosa | mesagro@uepg.br | https://ppgagro.sites.uepg.br/ |
BIOENERGIA | Profª Drª Sandra Regina Masetto Antunes | ppgesa@uepg.br | https://pitangui.uepg.br/propesp/ppgb/ |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | Prof. Dr. Alessandro Nogueira | sspg.cipp@uepg.br / mescta@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgcta/ |
CIÊNCIAS (FÍSICA) | Profª Drª Andressa Novatski | pgfisica@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgfisica/ |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA EVOLUTIVA) | Prof. Dr. Mateus Herique Santos | ppgbioevol@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgbioevol/ |
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS | Profª Drª Carla Cristine Kanunfre | ppgbiomedicas@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgbiomedicas/ |
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS | Prof. Dr. Flávio Luís Beltrame | ppgcf@hotmail.com | https://www3.unicentro.br/ppgcf/ |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Profª Drª Dionízia Xavier Scomparin | ppgcs@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgcs/ |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | Prof. Dr. João Irineu de Resende Miranda | sspg.cipp@uepg.br / prog.cienciassociaisaplicadas@gmail.com | https://www2.uepg.br/ppgcsa/ |
COMPUTAÇÃO APLICADA | Prof. Dr. Arion de Campos Junior | mestradoca@uepg.br | www3.uepg.br/computacaoaplicada/ |
ECONOMIA | Prof. Dr. Alex Sander de Souza do Carmo | ppgeco@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgeco/ |
EDUCAÇÃO | Profª Drª Simone Regina Manosso Cartaxo | ppge@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppge/ |
ENSINO DE FÍSICA | Prof. Dr. Silvio Luiz Rutz Silva | ppgef@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgef/ |
ENSINO DE HISTÓRIA – Mestrado Profissional | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | profhistoriauepg2017@gmail.com | https://www2.uepg.br/profhistoria/ |
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Profª Drª Josie Ágatha Parrilha da Silva | ppg.ens@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgecem/ |
ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS | Prof. Dr. Benjamim de Melo Carvalho | mecm@uepg.br | sites.uepg.br/posgradmat/ |
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL | Profª Drª Giovana Katie Wiecheteck | ppgesa@uepg.br | https://www3.unicentro.br/ppgesa/ |
ESTUDOS DA LINGUAGEM | Prof. Dr. Evanir Pavlosk | mestradolinguagem@uepg.br / mestradolinguagem@gmail.com | https://www2.uepg.br/ppgel/ |
GEOGRAFIA | Prof. Dr. Celbo Antônio da Fonseca Rosas | ppgg@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgg/ |
HISTÓRIA | Prof. Dr. Luis Fernando Cerri | ppgh@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgh/ |
JORNALISMO | Profª Drª Cíntia Xavier | ppgjornalismo@gmail.com | https://www2.uepg.br/ppgjor/ |
MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE PROFISSIONAL | Profª Drª Fabiane de Oliveira | sspgfp@uepg.br / profmat_uepg@uepg.br | https://www2.uepg.br/profmat/ |
ODONTOLOGIA | Profª Drª Nara Hellen Campanha Bombarda | mestreodonto@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgodonto/ |
QUÍMICA APLICADA | Profª Drª Vanessa Egéa dos Anjos | ppgqa@uepg.br | www3.uepg.br/ppgqa/ |
ZOOTECNIA | Profª Drª Adriana de Souza Martins | sec_ppz@uepg.br | https://www2.uepg.br/ppgz/ |
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Profª Drª Rita de Cássia da Silva Oliveira | profei@uepg.br | https://www2.uepg.br/profei/ |
MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO | Prof. Dr. Eliezer Gomes da Silva | mestradodireitouepg@uepg.br | https://www2.uepg.br/direito/mestrado/ |
QUÍMICA EM ASSOCIAÇÃO | Prof. Dr. Jarem Raul Garcia | doqas@uepg.br | https://www.pitangui.uepg.br/doutorados/quimica/ |