DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – 60H – 4 créditos (cada) |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Inovação e TDIC na educação |
Fundamentos e Práticas de Educação Inclusiva |
DISCIPLINAS ELETIVAS – |
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Para a obtenção do Título o mestrando deve cumprir:
12 créditos em disciplinas obrigatórias
12 créditos em disciplinas eletivas
16 créditos em Atividades Complementares
56 créditos em orientação e disssertação
Ementas
A Práxis na Educação Inclusiva e na Educação Especial
Correlacionar a práxis na Educação Inclusiva e na educação especial, sob o referencial histórico-dialético, tomando-o como balizamento analítico-crítico do processo de formação e socialização nos projetos societários em disputas. Para tanto a disciplina parte das bases do pensamento da teoria marxista e pedagogia da Libertação de Paulo Freire, revisto à luz do contexto atual.
Acessibilidade e Design Inclusivo de Recursos Educacionais
Conjunto integrado de temas voltados para o desenvolvimento de recursos educacionais acessíveis e inclusivos. Exploração dos conceitos e diretrizes fundamentais de acessibilidade e design inclusivo em contexto educacional. Princípios do design universal, técnica de audiodescrição e a legislação pertinente, tanto nacional quanto internacional, fornecendo uma base sólida para a compreensão das práticas e normativas. Entendimento das barreiras vivenciadas por diferentes grupos de estudantes e o uso de tecnologias para criar recurso digital acessível, o que inclui a criação e desenvolvimento de projeto prático para aplicar os conhecimentos em contexto reais.
Avaliação de pessoa com deficiência intelectual
Conhecer o estudante requer saber sua história de desenvolvimento e escolaridade assim como seu desempenho acadêmico e comportamento adaptativo atual. A avaliação pedagógica como foco para identificação e planejamento de ações pelo SAPE. Atividades práticas de avaliação estão previstas ocorrendo no SAPE e na sala comum com PDI incluída.
Avaliação numa perspectiva inclusiva e participativa
Estudo sobre o papel da avaliação na educação numa perspectiva ampla e integrada às legislações e regulamentos da sociedade/comunidade, bem como, aos propósitos educacionais da instituição/curso/disciplina. Discussão sobre a participação da avaliação na inclusão escolar. Conhecimento e experimentação de estratégias avaliativas colaborativas e participativas. Desenvolvimento de propostas de avaliação para uma educação inclusiva.
Braille: código tátil de leitura e escrita
Ensino de Braille: escrita e leitura. Equipamentos de escrita Braille (reglete, punsão e máquina Braille).
Contextualização e conceito da deficiência auditiva/surdez
Percurso histórico do atendimento à PDA/PS caracterizado a partir do conceito de deficiência em diferentes épocas, culminando na legislação vigente e possibilidades futuras. Desenvolvimento do conceito de diversidade cultural. Visão sociológica e cultural.
Contextualização e conceito da deficiência física
Percurso histórico-filosófico do atendimento à pessoa com deficiência física caracterizado a partir do conceito de deficiência em diferentes épocas, culminando nas legislações vigentes e possibilidades futuras.
Contextualização e conceito da deficiência intelectual
O conceito de deficiência intelectual, atrelado aos avanços da medicina e da educação tem determinado o atendimento educacional oferecido às pessoas com deficiência intelectual através dos tempos. A definição de deficiência intelectual de acordo com o AAID (Associação Americana sobre Deficiências Intelectuais e Desenvolvimento): o desempenho intelectual e o comportamento adaptativo.
Contextualização e conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento
Literatura a respeito da comunicação alternativa e/ou suplementar para promover a análise, discussão e realização das adaptações necessárias durante o processo de seleção e implementação de recursos comunicativos, utilizados nos sujeitos com distúrbios severos da comunicação.
Contextualização e conceito das altas habilidades/superdotação
Breve histórico da Educação Especial dos alunos com altas habilidades/superdotação. Bases legais com documentos internacionais, nacionais e da SEE/SP. Conceitos fundamentais em Educação Especial para alunos com altas habilidades/superdotação.
Cultura da Paz e Educação Inclusiva: aspectos teóricos e metodológicos
Cultura de Paz como paradigma educacional. Educação para a Paz: aspectos teóricos. Violências na Educação/Educação Inclusiva. A Cultura de Paz e a Prevenção das Violências na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As cinco pedagogias da Educação para a Paz (Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia dos Conflitos, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências/Convivências). Educação para a Paz na Educação Inclusiva: construção de práticas pedagógicas baseadas nas cinco pedagogias da paz.
Deficiência e acesso ao ensino universitário
Sem ementa.
Deficiência visual: conhecimento necessário para a prática pedagógica
Breve histórico da Educação Especial das PDV. Conceito de deficiência visual (cegueira e baixa visão/visão subnormal). Etiologia: Algumas causas para a deficiência visual. Definição de deficiência visual mediante a estrutura social. Estudo do olho humano, sua anatomia, partes constituintes, processo de formação da imagem, como ocorre a visão.
Desafios da Educação Inclusiva: aspectos de fronteira em Mato Grosso
Contextualização do estágio atual da educação inclusiva nas regiões de fronteira do Estado de Mato Grosso – fronteira internacional e fronteiras entre os biomas naturais da Amazônia, Cerrado e Pantanal. Identificação das demandas por educação na perspectiva da inclusão, seus atores e estratégias. Identificação das ações de oferta de educação na perspectiva da inclusão, seus atores, marcos legais e financiamento. A educação inclusiva na agenda regional de temas em educação.
Desenho Universal para a Aprendizagem
Pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem: o reconhecimento da informação a ser aprendida, a aplicação de estratégias para processar essa informação e o envolvimento na tarefa de aprendizagem. Princípios do DUA: 1. proporcionar múltiplos meios de representação; 2. Proporcionar múltiplos meios de ação e expressão; 3. proporcionar múltiplos meios de envolvimento. O estudante e o DUA. O currículo e o DUA. Planejamento pedagógico colaborativo. As pesquisas e práticas do DUA no mundo, com ênfase na América Latina.
Desenvolvimento e aprendizagem da Libras (língua brasileira de sinais)
O processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS em espaço escolar e não escolar.
Desenvolvimento humano, sexualidade e família
Descrição das principais etapas do desenvolvimento humano com ênfase na idade escolar e na sexualidade. A relação família e escola e a discussão sobre a educação sexual em prol do desenvolvimento do EPAEE.
Design Educacional: Conceitos e estratégias para o desenvolvimento de cursos e recursos educacionais
Concepções e conhecimentos da área do Design Educacional aplicados ao planejamento e ao desenvolvimento de protótipos de cursos e recursos educacionais (programa de cursos, e-books, games, aplicativos, vídeo aulas) com o foco na área da educação inclusiva.
Diversidade e cultura inclusiva
Discussão de aspectos éticos e históricos reconhecendo as diferenças sociais que permeiam as relações humanas numa perspectiva educacional voltada aos EPAEE.
Educação Inclusiva e igualdade de gênero
Conceituação de gênero. Construção dos papeis sociais de gênero. Crítica aos estereótipos e preconceitos de gênero na sociedade, família e escola. O direito à educação inclusiva na perspectiva de gênero. Igualdade de gênero na escola. Inclusão escolar e o exercício da cidadania na perspectiva de gênero.
Educação Inclusiva: notas sobre o trabalho pedagógico na área do Transtorno do Espectro Autista
Compreensão dos conceitos básicos sobre Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA), aproximações com as particularidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com TEA e análise de suas possibilidades educacionais e do trabalho pedagógico na classe comum por meio do ensino colaborativo.
Educação, Trabalho e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência
Análise da noção de Mundo do Trabalho e de Mercado de Trabalho e o papel desempenhado pela escola na formação do aluno com deficiência visando a terminalidade da educação no oferecimento de condições básicas para inserção na força de trabalho. Análise do processo educacional e as respectivas legislações educacionais no que se refere à preparação para o trabalho, qualificação profissional e orientação para o trabalho. Especial ênfase aos aspectos da idade adulta, autonomia individual na maturidade e o processo de envelhecimento humano e suas implicações na área da deficiência.
Emoção, vulnerabilidade e inclusão
O desenvolvimento emocional da criança é um processo complexo, influenciado por fatores sociais e subjetivos. No contexto da educação inclusiva, compreender esse desenvolvimento em interface com as vulnerabilidades e emoções das crianças e famílias é fundamental para que a escola se constitua como um espaço acolhedor, protetivo e de desenvolvimento.
Ensino Colaborativo no Apoio à Inclusão Educacional
Conceitos de Inclusão Escolar e Colaboração. Ensino Colaborativo: conceitos e pesquisas. Papéis dos professores do ensino comum e da educação especial. Princípios e estágios do ensino colaborativo. A inclusão escolar e os novos papéis na escola. Estratégias para implementação do Ensino colaborativo. Formação de profissionais e o ensino colaborativo. Práticas de ensino colaborativo e análise de resultados de experiências.
Ensino, aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência
Mediação no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência no contexto escolar.
Escola Pública, Diversidade e Prática Pedagógica
Escola pública e diversidade. Prática Pedagógica, sala de aula e diversidade. Prática pedagógica bancária e prática pedagógica dialógica. Potencialidades da prática pedagógica com os sujeitos diversos.
Escolarização do estudante com altas habilidades/superdotação
Alternativas de atendimento para o estudante com altas habilidades/superdotação a ser realizado na classe comum e fora dela. Criatividade na prática pedagógica.
Estudos Avançados sobre a Surdez e a Educação das Pessoas Surdas
Concepções investigativas que perpassam os estudos avançados na área da surdez e da educação da pessoa surda.
Expressões femininas na Arte e na Sociedade
A participação feminina na Arte e na Sociedade como forma de inclusão e de emancipação social da mulher, levando em consideração a Educação e Cultura global e local.
Gestão democrática e projeto pedagógico
Análise e reflexão sobre políticas de educação inclusiva vinculadas à gestão educacional. Análise e reflexão sobre a construção de projetos pedagógicos inclusivos em escolas públicas. O Projeto Pedagógico (PP) como elemento norteador das ações político pedagógicas na escola. Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva. Análise e reflexão sobre o PP, com propostas de alterações qualitativas para a escola sob a forma de estágio supervisionado.
Ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior
Análise e reflexão sobre as políticas públicas que garantem o ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior, bem como discutir as possibilidades de ações nas instituições de ensino superior na perspectiva da educação inclusiva, focando na acessibilidade e nas oportunidades de adequação curricular no âmbito da formação no ensino superior.
Legislação, ética e trabalho docente
Análise dos principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão do EPAEE, bem como discussão de aspectos éticos que permeiam as relações humanas e no trabalho entre os profissionais na escola e suas relações com esses estudantes.
Linguística aplicada: formação de professores e educação inclusiva
Diálogos interdisciplinares e reflexivos sobre o status da Linguística Aplicada como área do saber relativa à natureza eminentemente prática desta disciplina que se ocupa de problemas decorrentes de questões de linguagem em contextos do mundo real. A formação de professores que se veem solicitados a utilizar novas metodologias frente aos desafios contemporâneos postos pela educação inclusiva. A ludicidade como possibilidade de capacitação instrumental do professor no ensino de conceitos a pessoas com problemas de aprendizagem/deficiências.
Metodologia da Pesquisa II: Produto educacional como resultado do processo de pesquisa
A escrita acadêmica e o processo de comunicação científica. Produto educacional: conceito, estrutura e características. O processo de criação do produto educacional. A trajetória de construção da dissertação ao produto educacional.
Metodologia da Pesquisa II: Recurso Educacional
A comunicação científica e o processo de escrita. O recurso educacional: definição, modelos, estrutura. Proposta de recurso educacional. Da redação do texto da dissertação ao recurso educacional.
Metodologias de Ensino Colaborativas, Acolhimento e Cuidado na Educação Inclusiva
O direito à educação sob a perspectiva da inclusão. A ética do cuidado da e com a diferença. O cuidado e o acolhimento como um princípio relacional do humano. O acolhimento enquanto um movimento interativo e de abertura ao outro. O estar junto com o outro e o fazer junto na educação inclusiva. Princípios e práticas de metodologias colaborativas em articulação com as noções de acolhimento e cuidado, a partir da perspectiva da educação inclusiva.
Plano de ensino individualizado e ensino colaborativo nas diferentes áreas da Educação Especial
O planejamento individualizado requer a implementação de procedimentos de avaliação para o conhecimento do estudante e das suas potencialidades possibilitando a proposta de objetivos a longo e médio prazos visando o desenvolvimento de habilidades adequadas ao ciclo e à série. O ensino colaborativo envolvendo a parceria da equipe escolar com o professor especializado do SAPE assegurando a compreensão e participação de todas as partes em todas as fases do processo de formação possibilitarão a adequação curricular necessária e o desenvolvimento de estratégias que culminem no acesso do estudante ao conteúdo da série. Atividades práticas de avaliação, planejamento e parceria entre os profissionais do grupo escola e professor especializado do SAPE estão previstas.
Políticas públicas: Educação Especial e Inclusiva
Análise dos principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão do EPAEE.
Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos
Fundamentos Histórico, Filosófico e Político da Educação e dos Direitos Humanos. Sistema Nacional e Internacional de Direitos Humanos. Princípios da educação Inclusiva e suas nuances de aplicação material.
Seminário de Dissertação e Extensão Curricular (SEDEXC)
A disciplina tem como foco refletir sobre os objetos, as fontes, os procedimentos e as teorias presentes nas versões preliminares das dissertações dos mestrandos do programa. Organizada dentro de uma sistemática de produção de textos, leituras, debates e críticas, a disciplina envolverá de forma presencial e simultânea discente e docentes, tendo como horizonte a preparação dos mestrandos para o exame de qualificação. Para além do debate das dissertações, discussões pontuais sobre métodos e teorias aplicadas à produção do conhecimento poderão ser sugeridas, quando aderentes às epistemologias das diferentes pesquisas e convenientes ao grupo de trabalhos em discussão na disciplina. Discussão dos temas de dissertação e da elaboração do relatório de dissertação, além de direcionamento para o I ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROFEI I – (EPEX) o qual por meio da extensão curricular será desenvolvido pelo protagonismo dos mestrandos.
Seminário de dissertação
A disciplina é projetada para incentivar os mestrandos a refletir profundamente sobre seus projetos de pesquisa, a partir dos elementos que os constituem. Indo além do simples debate sobre as temáticas e objetos de estudo propostos nas dissertações, com ênfase especial na discussão sobre a fundamentação metodológica, com o propósito de preparação para o exame de qualificação.
Seminários Integrados de Projeto de Pesquisa
Estudo de literatura pertinente à metodologia de pesquisa aplicada à área temática do projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa, delineamento experimental e descrição do recurso educacional. Elaboração textual do projeto de pesquisa. Elaboração da apresentação do Projeto de pesquisa, com vistas à preparação para a defesa de qualificação de projeto.
Sorobã
Aspectos históricos. Procedimentos de cálculos. Utilização em sala de aula.
Tecnologia Assistiva: estratégias e recursos
Os recursos pedagógicos acessíveis e sua função na inclusão escolar do EPAEE. A Tecnologia Assistiva e sua importância no acesso ao conhecimento para fundamentar uma prática pedagógica alicerçada nos propósitos e procedimentos de ensino da educação inclusiva, por meio da utilização de recursos e estratégias de Tecnologia Assistiva, bem como de estratégias de seu uso em sala de aula.
Técnicas de Revisão de Literatura e Pesquisa em Bases de Dados de Excelência
Diferenciação dos tipos de revisão de literatura. Identificação das bases de dados apropriadas para realização da revisão de literatura. Buscas nas bases de dados de excelência. Obtenção de material acadêmico. Metodologias para a realização revisões de literatura.
Tópicos especiais: comunicação alternativa nos TGD
Literatura a respeito da comunicação alternativa e/ou suplementar para promover a análise, discussão e realização das adaptações necessárias durante o processo de seleção e implementação de recursos comunicativos, utilizados nos sujeitos com distúrbios severos da comunicação.
Tópicos específicos: acessibilidade e desenho universal
Sem ementa
Transtornos do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem Escolar
Neurodiversidade, desenvolvimento neurotípico, neurodivergente e neuroatípico. Transtornos do neurodesenvolvimento, caracterização e classificação atual. Impactos dos Transtornos do neurodesenvolvimento na aprendizagem escolar.
Uso de Tecnologias Digitais como Espaços Educativos
Conceitos básicos dos computadores, da internet e da contemporaneidade da tecnologia digital. Estudo de conceitos relacionados à interação, interatividade e colaboração, através da exploração da característica da bidirecionalidade da comunicação em ambientes virtuais e redes sociais. Recursos para comunicação e interação, através da compreensão sobre programa de computadores e a internet. Diferença e implicação do uso de diferentes tipos de tecnologias digitais e a importância da utilização de ferramentas computacionais no ensino.