Mestranda do PROFEI UEPG é selecionada pela CAPES para mobilidade acadêmica em Portugal

Mestranda do PROFEI UEPG é selecionada pela CAPES para mobilidade acadêmica em Portugal

A mestranda Rafaela Oliveira do Nascimento, do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi selecionada pela CAPES para participar de um programa de mobilidade acadêmica em Portugal.

A experiência proporcionou uma imersão na cultura educacional portuguesa, com ênfase na educação inclusiva, fortalecendo sua formação acadêmica e profissional.

A mobilidade ocorreu no âmbito da disciplina Práticas Internacionais Inclusivas, desenvolvida em parceria entre docentes brasileiros do PROFEI e a Universidade Aberta, em Lisboa.

Durante o período, a mestranda teve a oportunidade de vivenciar práticas educacionais inclusivas adotadas no país, ampliar o diálogo intercultural e aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área.

Todas as despesas relacionadas à mobilidade internacional, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e demais custos, foram integralmente custeadas pela CAPES, além da concessão de diárias, o que possibilitou dedicação plena às atividades acadêmicas e formativas desenvolvidas durante a experiência.

Além da mestranda do PROFEI/UEPG, participaram da mobilidade as estudantes Edenir Kelin (UEM), Larisse Costa Araújo (UEMA), Cláudia Germano (UFMG), Darlany Santana (UFRR) e Viviane Lombi (UNESP), representando diferentes instituições brasileiras comprometidas com a promoção da educação inclusiva.

Registro da visita na Universidade Aberta, em Lisboa.

Da esquerda para direita, Profª. Ana Patrícia (UaB de Portugal), Edenir Kelin (UEM), Larisse Costa Araújo (UEMA), Rafaela Oliveira do Nascimento (UEPG), Cláudia Germano (UFMG), Darlany Santana (UFRR), Viviane Lombi (UNESP).

No dia 12 de janeiro, o grupo foi acolhido pela Universidade Aberta e realizou uma visita às instalações do Palácio Ceia, sede histórica da instituição. A atividade integrou as ações previstas no protocolo de cooperação entre a Universidade Aberta de Portugal e o PROFEI, que regula a mobilidade virtual e física de estudantes, promovendo o intercâmbio entre programas de pós-graduação voltados à supervisão pedagógica, à gestão educacional e à educação inclusiva.

Visita ao Palácio Ceia, sede histórica da Universidade Aberta.

A coordenação do PROFEI UEPG destaca que essa experiência inaugura e fortalece o processo de internacionalização do programa de pós-graduação, ampliando redes de cooperação acadêmica e científica. Espera-se que, nos próximos anos, mais mestrandos e mestrandas do PROFEI UEPG sejam selecionados para oportunidades semelhantes, consolidando o programa em um movimento contínuo de internacionalização, qualificação acadêmica e produção de conhecimento comprometido com a educação inclusiva em perspectiva global.

A participação da mestranda do PROFEI UEPG nessa mobilidade internacional representa um importante reconhecimento da qualidade do programa e reafirma o compromisso institucional com a formação de profissionais qualificados para atuar de forma crítica, ética e inclusiva em diferentes contextos educacionais, no Brasil e no exterior.

Registro fotográfico (1).
Registro fotográfico (2).
Registro fotográfico (3).
Registro fotográfico (4).
Registro fotográfico (5).
Skip to content