
Está disponível aqui o Guia Orientador: Reflexão sobre o uso da Inteligência Artificial na Pesquisa Acadêmica um material que busca promover o uso responsável e crítico de ferramentas como o ChatGPT e outras IAs generativas no contexto científico.
O guia alerta para os riscos do uso acrítico, superficial ou automatizado da IA em dissertações, teses e artigos, destacando que a inteligência artificial deve ser um apoio e não uma substituição da autoria intelectual.
Entre os destaques do material estão:
✅ Checklists para autores, orientadores e avaliadores identificarem problemas recorrentes em textos com “cara de IA”;
✅ Orientações práticas sobre vocabulário, expressões e marcos temporais que denunciam falta de autoria;
✅ Exemplos de como transformar a IA em aliada sem que ela ocupe o lugar do pensamento crítico;
✅ Prompts reflexivos para ajudar estudantes e pesquisadores a revisar trechos e fortalecer sua própria escrita;
✅ Alertas sobre as limitações da IA e os erros comuns ao usá-la como fonte de referências.
O guia ressalta que a escrita acadêmica exige leitura atenta, confronto de ideias, dúvida, revisão e autoria crítica — processos que não podem ser terceirizados.
Créditos
O material foi elaborado com apoio da IA ChatGPT, a partir de reflexões e curadoria de pesquisadores preocupados com o uso excessivo e acrítico da inteligência artificial na produção acadêmica.
Versão: 1.0 – “Aprimore, complemente e compartilhe”