
O Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) esteve em evidência na Bienal do Livro 2025 com o lançamento de duas obras coletivas que reforçam o compromisso com a formação docente para a inclusão escolar mediada por inovações tecnológicas. A Professora Elenice Parise Foltran representou o programa no evento e participou do lançamento das obras, ao lado de autores, organizadores e parceiros acadêmicos.
Clique sobre a imagem para acessar o livro em PDF
A primeira obra lançada, intitulada “Formação Docente e Inovações Tecnológicas: Desafios para a Inclusão no Âmbito do PROFEI”, foi organizada por Elenice Parise Foltran, Marcia Raika e Silva Lima e Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco. Este livro reúne importantes contribuições de professores e orientandos vinculados ao PROFEI/UEPG. Entre os capítulos, destaca-se a produção de Margit Regina Herrmann Ruela e Ariangelo Hauer Dias, que discutem o uso da tecnologia assistiva na leitura e escrita Braille. A própria professora Elenice Parise Foltran assina, juntamente com Ana Cleude Costa Santana e Claudinea Pereira Dias Queiroz, um capítulo que aborda a formação e a colaboração docente na prática inclusiva. Outro capítulo importante, escrito por Sandra Cecilia Jurach Faria, Rafaella Hanauer Benedetti, Everson Manjinski e Rita de Cássia da Silva Oliveira, trata dos desafios e das oportunidades no Atendimento Educacional Especializado dentro da educação em tempo integral. A obra também conta com uma análise sobre os jogos digitais na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem, assinada por Karina de Fátima Gomes e Ariangelo Hauer Dias, destacando o método “Aprender Brincando” e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
Clique sobre a imagem para acessar o livro em PDF
A segunda obra lançada durante a Bienal foi “Significar e Ressignificar Práticas Pedagógicas no Âmbito do PROFEI”, organizada por Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Roseneide Maria Batista Cirino e Solange Franci Raimundo Yaegashi. Este livro também contou com a participação de docentes e discentes da UEPG, como o professor Ariangelo Hauer Dias e sua orientanda Gracieli Ribeiro Antunes da Silva, que assinam o capítulo “Ressignificando a inclusão na atuação docente a partir do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)”, contribuindo com reflexões relevantes sobre a prática pedagógica inclusiva.
A presença do PROFEI/UEPG na Bienal do Livro 2025 reafirma o protagonismo do programa na produção de conhecimento acadêmico de excelência, voltado à promoção da equidade, da inovação educacional e da garantia de direitos às pessoas com deficiência. Os lançamentos também evidenciam o impacto do trabalho coletivo entre docentes e discentes na construção de práticas pedagógicas comprometidas com uma educação inclusiva, democrática e transformadora.