Engenharia Sanitária e Ambiental recebe pesquisador da Sanepar

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) recebeu o Gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de Curitiba, Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti, na última sexta-feira (13/04). Gustavo apresentou os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+i) da Sanepar, destacando as áreas de tratamento de água e tratamento de esgotos, inclusive pós-tratamento, lodo, escuma, biogás e odor; energia, automação e gestão sustentável.

Uma parceria de sucesso que envolve a Sanepar e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é o projeto Global Innovation Initiative, que tem a participação da University of North Texas (UNT) e da University College London (UCL). O projeto desenvolvido no litoral do Paraná avalia um sistema de dessalinização de água salobra utilizando ultrafiltração e osmose reversa. Duas dissertações do PPGESA sobre o tema foram apresentadas no dia anterior (12/04).

Gustavo Possetti também apresentou o Prêmio INOVA de Ideias Sustentáveis e o Prêmio SANEPAR de Tecnologias Sustentáveis, que oportunizam projetos de P&D+i externos e internos, com o objetivo de promover a pesquisa aplicada na própria empresa. Ele abordou os desafios, tendências e oportunidades a curto e longo prazo de interesse da Sanepar. Houve um grande interesse por parte dos professores da UEPG sobre os temas apresentados e oportunidades de parceria com a Sanepar.