Pesquisas coletivas em andamento
O projeto de pesquisa "Avaliação Educacional na formação de professores: fundamentos para docência" está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação- GEPPEA, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A questão norteadora da pesquisa é: Quais conhecimentos específicos, pedagógicos e/ou curriculares do campo da avaliação educacional necessários à formação de professores para compreensão e desenvolvimento de processos avaliativos no âmbito da docência, em diferentes níveis de ensino? O objetivo geral da pesquisa é analisar e sistematizar os conhecimentos do campo da avaliação educacional que são ou a serem contemplados na formação de professores para compreensão e desenvolvimento de processos avaliativos no âmbito da docência em diferentes níveis de ensino, e tem como objetivos específicos: a) mapear, analisar e comparar a literatura brasileira e de outros países da América Latina produzida na forma de artigos científicos, dissertações e teses sobre a formação de professores (inicial e/ou continuada) em avaliação educacional em seus diferentes subdomínios; b) analisar os documentos orientadores da formação inicial de professores da Educação Básica a respeito do que tratam sobre avaliação educacional e suas implicações para compreensão e desenvolvimento de diferentes processos avaliativos; c) analisar os fundamentos da avaliação educacional contemplados no currículo de cursos de licenciatura e a sua relação com a formação dos licenciandos; d) analisar as percepções da avaliação das aprendizagens de professores formadores que atuam em cursos de licenciatura; e) analisar as repercussões de avaliações em larga escala na formação de professores, nas escolas e no trabalho docente de redes públicas de ensino. De abordagem qualitativa, a pesquisa adotará como procedimentos análise bibliográfica e documental, questionários e entrevistas. A Análise Textual Discursiva (ATD) é a metodologia escolhida para análise dos dados, com apoio do software Iramuteq. O projeto de pesquisa será constituído por subprojetos específicos desde que articulados com a formação de professores em avaliação educacional em pelo menos um de seus domínios. A partir dos dados produzidos espera-se contribuir com a discussão sobre os fundamentos da avaliação educacional na formação de professores e sistematizar uma proposta para uma base de conhecimentos sobre avaliação necessária à docência.
Este projeto de pesquisa tem como foco a avaliação em larga escala realizada no estado do Paraná, expressa pela Prova Paraná, instituída no ano de 2019 a todas as escolas da rede pública de ensino do estado e, por adesão, às redes municipais. Assim, parte-se da problemática: Em que medida a Prova Paraná, enquanto uma política de avaliação em larga escala, viabiliza a qualidade da educação pública paranaense? Para responder a tal questionamento, tem-se como objetivo analisar as repercussões da Prova Paraná nas escolas, na formação de professores e no trabalho docente da rede estadual pública do Núcleo Regional de Ponta Grossa/PR. A pesquisa seguirá a abordagem qualitativa e as técnicas do estudo de caso, buscando-se delinear os aspectos específicos referentes ao caso da Prova Paraná e suas repercussões nos aspectos mencionados. Espera-se que os resultados evidenciem quais são essas repercussões e como atuam nos processos de gestão da escola, na formação e no trabalho docente.
Coordenação: Profa. Dra. Micheli Bordoli Amestoy
Participantes:
Profa. Dra. Cristiane de Fátima Budek Dias
Profa. Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise
Doutoranda: Maria Danieli Ferreira de Souza
Mestranda: Maria Eduarda Annunziato
Mestranda: Renata Tullio
Este projeto de pesquisa discute a avaliação interna como ação que pode contribuir para a compreensão do processo de melhoria da qualidade da IES. O referencial teórico foca: a relação Estado e autoavaliação institucional; a utilização dos resultados da avaliação no processo de gestão institucional; a relação da gestão e a autoavaliação na tomada de decisão. Problema de pesquisa: como os resultados da autoavaliação subsidiam o processo de gestão das IES em suas esferas de atuação?Objetivo geral: analisar o uso dos resultados da autoavaliação institucional no movimento produzido por três ciclos avaliativos no marco do Sinaes (2013-2021) e seus efeitos na gestão das IES. Objetivos específicos: (i) compreender o processo de autoavaliação institucional do Sinaes, a partir das demandas e situações de uso de seus resultados na gestão das IES; (ii) examinar a associação entre os resultados da autoavaliação e a gestão das IES com base em possíveis ações implementadas e melhorias; (iii) avaliar os efeitos dos resultados da autoavaliação institucional expressos nos planos, programas das IES ao final dos três ciclos avaliação entre 2013 e 2021; (iv) avaliar os fatores que facilitam e os que impedem o uso dos resultados da autoavaliação institucional na dinâmica de gestão das IES; (v) analisar em que medida as metas assumidas pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) subsidiam a gestão das instituições nas suas esferas de atuação.De natureza qualitativa e com uma abordagem crítico-dialética com ênfase nas categorias temporalidade e historicidade, este estudo de casos múltiplos engloba: análise documental de uma amostra de relatórios, tendo como referência a implementação do Relato Institucional e o Roteiro do Relatório de Autoavaliação Institucional; entrevistas semiestruturadas com integrantes das Comissões Próprias de Avaliação e/ou diretores de órgãos responsáveis pela avaliação, em dez IES públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, segundo as organizações acadêmicas. Com a realização da pesquisa espera-se: (i) a identificação a capacidade dos relatórios estarem ou não refletindo as expectativas da gestão institucional, e de atenderem ou não a objetivos da regulação e/ou da própria autoavaliação; (ii) a produção evidências da influência do Sinaes sobre as IES; (iii) ampliação de estudos sobre o Sinaes; (iv) a construção de matrizes de referência de análise dos relatórios..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5)
Coordenação: José Vieira Sousa
Vice-coordenação: Mary Ângela Teixeira Brandalise
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Vanessa Rosana Peluchen/ Marilda Pasqual Schneider/ Michele Luciane Blind de Morais/ Maria Verónica Leiva/ Susimar Peretti/ Mirian Folha de Araújo Oliveira/ Marilda Pasqual Schneider.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2018 – atual
Políticas públicas de avaliação educacional e accountability em países da América Latina
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Giane Correia Silva/ Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro/ Priscila Kabbaz Alves da Costa/ Guataçara dos Santos Junior/ Jocilene Pupo Ribeiro/ Odimeia Teixeira/ Alessandro Alves Machado/ Fernanda Mendes Ferreira/ Ana Carolina da Silva Moreira.
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2017 - atual
Formação de professores que ensinam Ciências, Matemática e Estatística
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Giane Correia Silva/ Elismara Zaias/ Graciete Tozetto/ Alessandro Alves Machado/ Viridiana Alves de Lara/ Fernanda Mendes Ferreira/ Ana Carolina da Silva Moreira/Odiméia Teixeira.
(LINHA DE PESQUISA I E II)
Período: 2020 – atual
Avaliação das aprendizagens em contexto de ensino presencial, a distancia e remoto
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Clícia Büher Martins/ Graciete Tozetto Góes/ Elismara Zaias Kailer/ Jocasta Conceição Stadler/ Efrain Ticona Aguilar/ Beatriz Vosniak Barbosa
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2015 – atual
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Clícia Büher Martins/ Giane Correia Silva/ Andreliza Cristina de Souza/ Priscila Kabbaz Alves da Costa/ Graciele Glap/ Elismara Zaias/ Elismara Zaias Kailer/ Jocasta Conceição Stadler/ Daniella do Nascimento Jesus/ Michélle Barreto Justus/ Bruna Mayara Bonatto/ Efrain Ticona Aguilar/ Regilson Maciel Borges/ Beatriz Vosniak Barbosa/ Graciete Tozetto Góes/ Vanessa Rosana Peluchen/ Viridiana Alves de Lara Silva/ Ruhama Ariella Sabião Batista/ Ana Inez Mottim Justino.
(LINHA DE PESQUISA I e II)
Período: 2010 – atual
Pesquisas coletivas concluídas
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Giane Correia Silva/ Priscila Kabbaz Alves da Costa.
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2019 – 2022
Docência em estatística em cursos de graduação: base de conhecimentos de professores formadores
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Clícia Büher Martins/ Giane Correia Silva/ Andreliza Cristina de Souza/ Viridiana Alves de Lara/ Elismara Zaias Kailer/ Daniella do Nascimento Jesus/ Bruna Mayara Bonatto/ Efrain Ticona Aguilar/ Regilson Maciel Borges/ Beatriz Vosniak Barbosa/ Graciete Tozetto Góes/ Vanessa Rosana Peluchen/ Adriane Presaniuk.
(LINHA DE PESQUISA I E II)
Período: 2018 – 2022
Avaliação educacional: sistematizando conceitos de referência
Pesquisas individuais em andamento
Autora: Cristiane de Fatima Budek Dias
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2023 – atual
Autora: Odiméia Teixeira
Pesquisa de Doutorado
Autora: Maria Danieli Ferreira de Souza
Pesquisa de Doutorado
Pesquisas concluídas
BATISTA, I. G. Avaliação do regime especial de aulas não presenciais do Pará (2020-2021)
pelos agentes escolares: contributos da análise relacional bourdieusiana. 2025. Tese
(Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2025.
https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4541
Este trabalho apresenta a tese intitulada “Avaliação do regime especial de aulas não presenciais
do Pará (2020-2021) pelos agentes escolares: contributos da análise relacional bourdieusiana”,
realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de
Ponta Grossa, na linha de pesquisa “História e Política Educacionais”, tendo como objeto o
regime especial de aulas não presenciais (REANP), política educacional objetivada na educação
durante a pandemia da COVID-19 no estado do Pará (2020-2021). A pesquisa objetiva, em
sentido geral, analisar o REANP quanto aos fundamentos que a embasaram a fim de
compreender sua incorporação pela rede de ensino estadual do Pará e os seus desdobramentos
no contexto escolar. De modo específico, busca 1) identificar os documentos, os agentes
políticos e os valores prevalecentes na instituição do REANP como política educacional; 2)
avaliar a incorporação do REANP e seus desdobramentos no contexto escolar; 3) verificar os
indicadores de avaliação com relação a questões sociais e territoriais; e 4) apontar os efeitos
gerados pelo REANP no contexto escolar. Os pressupostos que fundamentam a tese estão
embasados no campo da Avaliação Educacional, tendo como referência principal as obras de
Fernandes (2018a, 2018b, 2010) e Januzzi (2022, 2021, 2020, 2019, 2016, 2014, 2011), bem
como os escritos de Pierre Bourdieu sobre ciência, Estado e educação (2021, 2020, 2018, 2014,
2013, 2011, 1989, 1983). Em âmbito metodológico, a pesquisa se delineia pela abordagem de
pesquisa qualitativa com uso de análise documental das resoluções que regulamentam e
orientam o ensino nos anos letivos de 2020-2021 no estado do Pará e a aplicação de
questionários eletrônicos pela plataforma Google Forms com gestores, coordenadores
pedagógicos e professores da rede estadual de ensino público do Pará. Os dados foram
analisados segundo o método relacional fazendo uso da técnica de Análise de Correspondência
Múltipla (ACM) de acordo com as categorias de percepção: campo, capital e habitus. As
análises indicam que a política educacional estabelecida para orientar as escolas no período
emergencial foi frágil e limitada ao visar somente manter as atividades pedagógicas sem a
presença de alunos e professores nas dependências escolares ao passo que apenas indicou a
adoção de ações pedagógicas com o objetivo de burocratizar o ensino ao direcionar às escolas
o preparo e envio de material de estudo e aprendizagem de fácil acesso, o registro de frequência
dos alunos e das atividades pedagógicas com a finalidade única de integralizar cargas horárias
e dias letivos estabelecidos na LDB. Dessa forma, os dados sugerem que o regime não ofereceu
medidas concretas para que o direito à educação realmente fosse garantido a todos os estudantes
paraenses, dado que, enquanto política educacional, agiu para agravar o aprofundamento das
desigualdades estruturais da sociedade por meio de uma intensa precarização das instituições
escolares e também pela fragilização do ensino e da aprendizagem.
Palavras-chave: Educação. Pandemia da COVID-19. Regime especial de aulas não
presenciais. Avaliação de Políticas e/ou Programas. Agentes escolares.
JUSTUS, Michélle Barreto. A política educacional do Paraná no período pandêmico 2020-
2021 avaliada por pedagogas das escolas públicas estaduais. Orientadora: Mary Ângela
Teixeira Brandalise. Ponta Grossa, 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade
Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/4174/1/Mich%c3%a8lle%20Barrto%20Justus.pdf
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a política educacional do Paraná no período de 2020
2021, implementada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Objetiva
analisar a política educacional paranaense desenvolvida para o contexto da pandemia da
COVID-19 (2020-2021) a partir da avaliação realizada por pedagogas de escolas públicas da
rede estadual. Os objetivos específicos são: a) caracterizar o campo e os agentes da política
educacional paranaense implementada na rede pública estadual no período de 2020-2021 da
pandemia da COVID-19; b) desvelar a compreensão das pedagogas sobre os encaminhamentos
político-educacionais impostos para as escolas públicas no contexto pandêmico; e c) indicar, a
partir da avaliação das pedagogas, os limites e possibilidades evidenciados na oferta
educacional em escolas públicas estaduais paranaenses no período pandêmico. A tese
fundamentou-se na ideia de que as pedagogas da rede pública estadual fizeram adaptações e
recontextualizaram a política educacional do estado do Paraná, proposta durante o período
pandêmico de 2020-2021. O argumento principal baseia-se na observação das políticas
emanadas pela SEED-PR e nas ações específicas implementadas no interior das instituições
escolares no período pandêmico, que possibilitam, a priori, um desvelamento da visão de
educação e de governança predominantes no governo do estado do Paraná atualmente. Os
referenciais teóricos que a fundamentam apoiam-se na avaliação de políticas e programas
educacionais (Afonso, 2007; Fernandes, 2010) e na Teoria de Bourdieu (1983; 1989) referente
aos conceitos de Estado, capital, campo e porosidade entre os campos, a partir de uma
abordagem de análise relacional, entre outros. Os procedimentos utilizados para produção dos
dados foram a análise documental e questionário on-line, com questões abertas, fechadas e
mistas, enviadas via Google Forms. Os participantes da pesquisa foram os professores
pedagogos lotados nos Núcleos Regionais de Ensino do Paraná - NRE, selecionados por meio
de uma amostragem intencional. A metodologia da Análise Textual Discursiva - ATD, de
Moraes e Galiazzi (2011), foi utilizada para análise dos dados coletados. Os resultados da
pesquisa revelaram a intensificação do caráter gerencialista da governança estadual paranaense,
dada a atuação do Estado no contexto pandêmico. Os dados da avaliação revelaram alguns
aspectos problemáticos para as instituições escolares, como o distanciamento entre os agentes
políticos e os escolares, caracterizado por uma relação autoritária e burocrática entre eles; a não
consideração sobre a realidade das escolas quanto à possibilidade do uso das tecnologias no
período pandêmico, e o acúmulo do trabalho burocrático para as pedagogas. A avaliação
também indica a relevância da avaliação da política educacional paranaense pelos pedagogos
que a vivenciaram e a recontextualizaram no campo escolar.
Palavras-chave: Avaliação de Políticas e Programas Educacionais. Gerencialismo. Pandemia
da COVID-19. Pedagogas. Política Educacional.
Autora: Fernanda Mendes Ferreira.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2020 – 2022
Avaliação das aprendizagens uma proposta de formação para licenciandos em Ciências Biológicas
Autoras: Ruhama Ariella Sabião Batista/Mary Ângela Teixeira Brandalise (LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2019-2023
Autor: Alessandro Alves Machado.
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2018 – 2020
Autora: Vanessa Rosana Peluchen Camargo
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2018 - 2022
Autora: Viridiana Alves de Lara Silva.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2018 – 2022
Autora: Ana Carolina da Silva Moreira.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2019 – 2021
A formação em Avaliação das Aprendizagens no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG
stadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a política educacional do Paraná no período de 2020
2021, implementada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Objetiva
analisar a política educacional paranaense desenvolvida para o contexto da pandemia da
COVID-19 (2020-2021) a partir da avaliação realizada por pedagogas de escolas públicas da
rede estadual. Os objetivos específicos são: a) caracterizar o campo e os agentes da política
educacional paranaense implementada na rede pública estadual no período de 2020-2021 da
pandemia da COVID-19; b) desvelar a compreensão das pedagogas sobre os encaminhamentos
político-educacionais impostos para as escolas públicas no contexto pandêmico; e c) indicar, a
partir da avaliação das pedagogas, os limites e possibilidades evidenciados na oferta
educacional em escolas públicas estaduais paranaenses no período pandêmico. A tese
fundamentou-se na ideia de que as pedagogas da rede pública estadual fizeram adaptações e
recontextualizaram a política educacional do estado do Paraná, proposta durante o período
pandêmico de 2020-2021. O argumento principal baseia-se na observação das políticas
emanadas pela SEED-PR e nas ações específicas implementadas no interior das instituições
escolares no período pandêmico, que possibilitam, a priori, um desvelamento da visão de
educação e de governança predominantes no governo do estado do Paraná atualmente. Os
referenciais teóricos que a fundamentam apoiam-se na avaliação de políticas e programas
educacionais (Afonso, 2007; Fernandes, 2010) e na Teoria de Bourdieu (1983; 1989) referente
aos conceitos de Estado, capital, campo e porosidade entre os campos, a partir de uma
abordagem de análise relacional, entre outros. Os procedimentos utilizados para produção dos
dados foram a análise documental e questionário on-line, com questões abertas, fechadas e
mistas, enviadas via Google Forms. Os participantes da pesquisa foram os professores
pedagogos lotados nos Núcleos Regionais de Ensino do Paraná - NRE, selecionados por meio
de uma amostragem intencional. A metodologia da Análise Textual Discursiva - ATD, de
Moraes e Galiazzi (2011), foi utilizada para análise dos dados coletados. Os resultados da
pesquisa revelaram a intensificação do caráter gerencialista da governança estadual paranaense,
dada a atuação do Estado no contexto pandêmico. Os dados da avaliação revelaram alguns
aspectos problemáticos para as instituições escolares, como o distanciamento entre os agentes
políticos e os escolares, caracterizado por uma relação autoritária e burocrática entre eles; a não
consideração sobre a realidade das escolas quanto à possibilidade do uso das tecnologias no
período pandêmico, e o acúmulo do trabalho burocrático para as pedagogas. A avaliação
também indica a relevância da avaliação da política educacional paranaense pelos pedagogos
que a vivenciaram e a recontextualizaram no campo escolar.
Palavras-chave: Avaliação de Políticas e Programas Educacionais. Gerencialismo. Pandemia
da COVID-19. Pedagogas. Política Educacional.
Autora: Odiméia Teixeira.
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2018 – 2020
Autora: Jocilene Pupo Ribeiro.
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2017 – 2019
Conhecimento Especializado de Geometria do professor do Ensino Fundamental I
Autores: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Clícia Büher Martins/ Elismara Zaias Kailer/ Graciete Tozetto Góes.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2017 – 2019
Autores: Regilson Maciel Borges/ Ângela Teixeira Brandalise – Integrante.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2017 – 2018
Autoras: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Giane Correia Silva.
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2016 - 2018
Autora: Graciete Tozetto Goes.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2014 – 2017
Autora: Michélle Barreto Justus.
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2014 – 2015
Autor: Regilson M. Borges.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2013 a 2017
Autora: Clícia Bührer Martins.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2013 – 2016
Reformulação curricular de cursos de graduação e suas articulações com a autoavaliação institucional
Ana Inez Mottin Justino/ Andreliza Cristina de Souza/ Clícia Büher Martins/ Denise Zanon/ Elismara Zaia/ Graciele Tozetto/ Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Priscila Kabbaz da Costa/ Viridiana Lara.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2012 – 2016
Autora: Viridiana Alves de Lara.
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2012 – 2014
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais – concepções docentes no ciclo de aprendizagem
Autora: Priscila Kabbaz Alves da Costa.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2011 – 2013
Autora: Ana Inez Mottim Justino.
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2011 – 2013
Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem de professores de Artes Visuais
Autora: Graciele Glap.
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2011 – 2013
Avaliação na/da Educação Infantil: estado da arte (2000-2012)
Autora: Mary Ângela Teixeira Brandalise.
(LINHA DE PESQUISA III)
Período: 2010 – 2013
Tratamento da Informação na Educação Básica – concepções políticas e práticas curriculares
Autora: Andreliza Cristina de Souza.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2010 – 2012
Avaliação da política de cotas da UEPG – desvelando o direito à igualdade e à diferença
Autora: Elismara Zaias.
(LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2009 – 2011
Autora: Mary Ângela Teixeira Brandalise.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2008 – 2012
Autora: Giane Correia Silva.
(LINHA DE PESQUISA I)
Período: 2008 – 2009.
Testes Estatísticos Aplicados na Avaliação dos Cursos de Licenciaturas: limites e possibilidades
Autoras: Mary Ângela Teixeira Brandalise/ Clicia Burher Martins. (LINHA DE PESQUISA II)
Período: 2007 – 2010.