A avaliação institucional é o instrumento central, organizador da coerência do conjunto. O foco principal dos processos avaliativos é a instituição. A avaliação institucional pode ser esclarecida sob três aspectos:
- O objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades de uma IES; dentre outros aspectos, ensino-pesquisa-extensão, administração, responsabilidade e compromissos sociais, formação etc.
- Os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores estudantes, funcionários e membros da comunidade externa, especialmente convidados ou designados.
- Os processos avaliativos seguem os procedimentos institucionais e se utilizam da infra-estrutura da própria instituição.
A avaliação institucional organiza os diversos instrumentos avaliativos de acordo com o princípio da integração. Os diversos estudos, reflexões e valorações são articulados em função da compreensão global da IES. A presente proposta, de uma avaliação institucional constituída basicamente pelo processo de auto-avaliação, que se completa com a avaliação externa, será – por sugestão da CEA- organizado por uma instância do MEC denominada de CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior). Além disso, a avaliação institucional, tanto na dimensão interna, quanto na externa, incorpora as informações e os resultados de outros instrumentos, tais como o Censo da Educação Superior, o Cadastro das Instituições de Educação Superior, a avaliação feita pelas comissões da SEMTEC, a avaliação da Pós-Graduação, e propõem a criação de um novo instrumento em substituição ao ENC , o PAIDEIA – Processo de Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área, colocando-os numa perspectiva de globalidade. Assim, pensados em referência à totalidade, estes instrumentos deixam de ser fragmentados ou isolados e adquirem um significado de conjunto.
Coerente com o anteriormente tratado, o SINAES deve se fundamentar em princípios e objetivos francamente vinculados ao ideário público da educação superior.
Deve envolver em ampla participação a comunidade educativa e membros da administração central.
Atendendo a uma demanda da comunidade universitária, a partir da avaliação institucional do ano de 2018, a CPA passou a realizar RELATÓRIOS DE RESPOSTAS, para demonstrar o que a UEPG faz a partir dos resultados da avaliação institucional e quais as possíveis mudanças observadas a partir dela.
Desta forma, os dados são tabulados para que possam ser articulados com cada órgão (Pró-Reitorias e órgãos suplementares da Instituição). A partir daí, solicita-se aos referidos órgãos que analisem os dados e encaminhem as seguintes informações, à CPA:
1. Ações já realizadas pelo órgão e que contemplam os resultados/demandas da avaliação institucional;
2. Ações que estão sendo realizadas pelo órgão e que atendam os resultados/demandas da avaliação institucional;
3. Ações que serão realizadas a partir dos resultados da avaliação institucional.
Confira abaixo os relatórios de autoavaliação institucional e os relatórios de resposta das Pró-reitorias e órgãos responsáveis de cada ano:
Ano letivo de 2023
Relatório Autoavaliação Institucional 2023
Ano letivo de 2022
Relatório Autoavaliação Institucional 2022
Ano letivo de 2021
Relatório Autoavaliação Institucional 2021
Relatório respostas pro-reitorias e orgãos de suplementares 2021
Ano letivo de 2020
Relatório Autoavaliação Institucional 2020_versão final
Relatório respostas Pró-reitorias e Órgãos de apoio 2020 - COMPLETO
Acesse aqui as respostas das pró-reitorias, referente às dimensões avaliadas no ano de 2020:
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE_2020
Pró-reitoria de Extensão - PROEX_2020
Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD_2020
Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN_2020
Pró-reitoria de Pesquisa - PROPESP_2020
Pró-reitoria de Recursos Humanos - PRORH_2020
Acesse aqui as respostas dos órgãos suplementares, referente às dimensões avaliadas no ano de 2020:
Agência de Propriedade Intelectual - AGIPI_2020
Biblioteca Central professor Faris Michaele - BICEN_2020
Coordenadoria de Comunicação - CCOM_2020
Escritório de Relações Internacionais - ERI_2020
Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância - NUTEAD_2020
Prefeitura do Campus - PRECAM_2020
Ano letivo de 2019
Relatório Autoavaliação Institucional_2019
Relatório_RESPOSTA_Pró_Reitorias_Órgãos Suplementares_2019
Ano letivo de 2018
Relatório Autoavaliação Institucional 2018
Relatório_RESPOSTA_Autoavaliação_2018
Ano letivo de 2017
RELATÓRIO GERAL SETORES DE CONHECIMENTO.-2017
Ano letivo de 2016
Ano letivo de 2015
Anos letivos de 2013-2014
Relatório de Avaliação Institucional por Setores de Conhecimento
Ao término da aplicação do questionário de autoavaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza a tabulação dos dados e construção dos relatórios, por Setor de Conhecimento. Estes relatórios são apresentados nas reuniões Setoriais. Confira aqui o relatório de avaliação institucional de cada Setor de Conhecimento da UEPG.
Ano 2021
Ano 2020
Relatório AvInstitucional_SEBISA_2020
Relatório_Av_Institucional_SECIHLA_2020
Relatório_AvInstitucional_SECATE_2020
Relatório_AvInstitucional_SECIJUR_2020
Relatório_AvInstucional_SECISA_2020
Relatório_SEXATAS_Av_Institucional_2020
Ano 2019
Ano 2018
Ano 2017
SCATE. Relatório de autoavaliação. 2017
SEBISA. Relatório de autoavaliação. 2017
SECIHLA. Relatório de autoavaliação. 2017
SECIJUR. Relatório de autoavaliação; 2017
SECISA. Relatório de autoavaliação. 2017
SEXATAS. Relatório de autoavaliação. 2017
Ano 2016
7-Relatorio-AA-2016-SECIJUR-v1
3-Relatorio AA 2016 Pos-Graduacao