A avaliação institucional é o instrumento central, organizador da coerência do conjunto. O foco principal dos processos avaliativos é a instituição. A avaliação institucional pode ser esclarecida sob três aspectos:
- O objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades de uma IES; dentre outros aspectos, ensino-pesquisa-extensão, administração, responsabilidade e compromissos sociais, formação etc.
- Os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores estudantes, funcionários e membros da comunidade externa, especialmente convidados ou designados.
- Os processos avaliativos seguem os procedimentos institucionais e se utilizam da infra-estrutura da própria instituição.
A avaliação institucional organiza os diversos instrumentos avaliativos de acordo com o princípio da integração. Os diversos estudos, reflexões e valorações são articulados em função da compreensão global da IES. A presente proposta, de uma avaliação institucional constituída basicamente pelo processo de auto-avaliação, que se completa com a avaliação externa, será – por sugestão da CEA- organizado por uma instância do MEC denominada de CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior). Além disso, a avaliação institucional, tanto na dimensão interna, quanto na externa, incorpora as informações e os resultados de outros instrumentos, tais como o Censo da Educação Superior, o Cadastro das Instituições de Educação Superior, a avaliação feita pelas comissões da SEMTEC, a avaliação da Pós-Graduação, e propõem a criação de um novo instrumento em substituição ao ENC , o PAIDEIA – Processo de Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área, colocando-os numa perspectiva de globalidade. Assim, pensados em referência à totalidade, estes instrumentos deixam de ser fragmentados ou isolados e adquirem um significado de conjunto.
Coerente com o anteriormente tratado, o SINAES deve se fundamentar em princípios e objetivos francamente vinculados ao ideário público da educação superior.
Deve envolver em ampla participação a comunidade educativa e membros da administração central.
Atendendo a uma demanda da comunidade universitária, a partir da avaliação institucional do ano de 2018, a CPA passou a realizar RELATÓRIOS DE RESPOSTAS, para demonstrar o que a UEPG faz a partir dos resultados da avaliação institucional e quais as possíveis mudanças observadas a partir dela.
Desta forma, os dados são tabulados para que possam ser articulados com cada órgão (Pró-Reitorias e órgãos suplementares da Instituição). A partir daí, solicita-se aos referidos órgãos que analisem os dados e encaminhem as seguintes informações, à CPA:
1. Ações já realizadas pelo órgão e que contemplam os resultados/demandas da avaliação institucional;
2. Ações que estão sendo realizadas pelo órgão e que atendam os resultados/demandas da avaliação institucional;
3. Ações que serão realizadas a partir dos resultados da avaliação institucional.
Confira abaixo os relatórios de autoavaliação institucional e os relatórios de resposta das Pró-reitorias e órgãos responsáveis de cada ano:
Ano letivo de 2024
Relatório Autoavaliação Institucional 2024
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares - 2024
Relatório de Respostas 2024 - PROGRAD
Relatório de Respostas 2024 - PROPESP
Relatório de Respostas 2024 - NUTEAD
Relatório de Respostas 2024 - AGIPI
Ano letivo de 2023
Relatório Autoavaliação Institucional 2023
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares - 2023
Relatório de Respostas 2023 - PROGRAD
Relatório de Respostas 2023 - PROPESP
Relatório de Respostas 2023 - PROGESP
Relatório de Respostas 2023 - PRAE
Relatório de Respostas 2023 - PRECAM
Relatório de Respostas 2023 - NUTEAD
Relatório de Respostas 2023 - BICEN
Relatório de Respostas 2023 - CDR
Relatório de Respostas 2023 - HURCG
Ano letivo de 2022
Relatório Autoavaliação Institucional 2022
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares - 2022
Relatório de Respostas 2022 - PROGESP
Relatório de Respostas 2022 - PRECAM
Relatório de Respostas 2022 - AGIPI
Relatório de Respostas 2022 - NTI
Relatório de Respostas 2022 - PROPESP
Relatório de Respostas 2022 - PROPLAN
Relatório de Respostas 2022 - Reitoria
Relatório de Respostas 2022 - CCOM
Relatório de Respostas 2022 - PROGRAD
Relatório de Respostas 2022 - PRAE
Ano letivo de 2021
Relatório Autoavaliação Institucional 2021
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares - 2021
Relatório de Respostas 2021 - CAAR
Relatório de Respostas 2021 - ERI
Relatório de Respostas 2021 - CCOM
Relatório de Respostas 2021 - HURCG
Relatório de Respostas 2021 - NTI
Relatório de Respostas 2021 - NUTEAD
Relatório de Respostas 2021 - PRECAM
Relatório de Respostas 2021 - OUVIDORIA
Relatório de Respostas 2021 - PROJUR
Relatório de Respostas 2021 - REITORIA
Relatório de Respostas 2021 - PRAE
Relatório de Respostas 2021 - PROEX
Relatório de Respostas 2021 - PROGRAD
Relatório de Respostas 2021 - PROPESP
Relatório de Respostas 2021 - PROPLAN
Relatório de Respostas 2021 - PRORH
Relatório de Respostas 2021 - PROAD
Ano letivo de 2020
Relatório Autoavaliação Institucional 2020
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos suplementares - 2020
Relatório de Respostas 2020 - PRAE
Relatório de Respostas 2020 - PROEX
Relatório de Respostas 2020 - PROGRAD
Relatório de Respostas 2020 - PROPLAN
Relatório de Respostas 2020 - PROPESP
Relatório de Respostas 2020 - PRORH
Relatório de Respostas 2020 - AGIPI
Relatório de Respostas 2020 - BICEN
Relatório de Respostas 2020 - CCOM
Relatório de Respostas 2020 - ERI
Relatório de Respostas 2020 - NUTEAD
Relatório de Respostas 2020 - PRECAM
Ano letivo de 2019
Relatório Autoavaliação Institucional 2019
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos suplementares - 2019
Ano letivo de 2018
Relatório Autoavaliação Institucional 2018
Relatório de Respostas Pró-Reitorias e Órgãos suplementares - 2018
Ano letivo de 2017
Relatório Autoavaliação Institucional 2017
Errata - Relatório Autoavaliação Institucional 2017
Relatório do Setores do Conhecimento - 2017
Ano letivo de 2016
Relatório Autoavaliação Institucional 2016
Ano letivo de 2015
Relatório Autoavaliação Institucional 2015
Anos letivos de 2013-2014
Relatório de Avaliação Institucional por Setores de Conhecimento
Ao término da aplicação do questionário de autoavaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza a tabulação dos dados e construção dos relatórios, por Setor de Conhecimento. Estes relatórios são apresentados nas reuniões Setoriais. Confira aqui o relatório de avaliação institucional de cada Setor de Conhecimento da UEPG.
Ano 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2024
RRelatório de Autoavaliação Institucional - SECATE 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - NUTEAD 2024
Relatório de Autoavaliação Institucional - AGENTES 2024
Ano 2023
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2023
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECATE 2023
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2023
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2023
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2023
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2023
Ano 2022
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2022
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECATE 2022
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2022
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2022
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2022
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2022
Ano 2021
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2021
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECATE 2021
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2021
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2021
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2021
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2021
Ano 2020
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2020
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECATE 2020
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2020
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2020
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2020
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2020
Ano 2019
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2019
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECATE 2019
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2019
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2019
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2019
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2019
Ano 2018
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2018
Relatório de Autoavaliação Institucional - SCATE 2018
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2018
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2018
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2018
Ano 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional - SCATE 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2017
Ano 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEXATAS 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - SCATE 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - SEBISA 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECISA 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIHLA 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - SECIJUR 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional - Pós-Graduação 2016
A Autoavaliação Institucional considera as 10 dimensões:
- Missão e PDI
- Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão
- Responsabilidade social da IES
- Comunicação com a sociedade
- As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo
- Organização de gestão da IES
- Infraestrutura física
- Planejamento de avaliação
- Políticas de atendimento aos estudantes
- Sustentabilidade financeira
A partir do ano de 2018, as 10 dimensões passaram a ser avaliadas dentro de um ciclo avaliativo de 3 anos. Dessa forma, avaliam-se em cada ano uma ou mais dimensões, conforme exposto na tabela abaixo.
Atendendo a uma demanda da comunidade universitária, a partir da avaliação institucional do ano de 2018, a CPA passou a realizar Relatórios de Respostas, para demonstrar o que a UEPG faz a partir dos resultados da avaliação institucional e quais as possíveis mudanças observadas a partir dela.
Desta forma, os dados são tabulados para que possam ser articulados com cada órgão (Pró-Reitorias e órgãos suplementares da Instituição). A partir daí, solicita-se aos referidos órgãos que analisem os dados e encaminhem as seguintes informações, à CPA:
1. Ações já realizadas pelo órgão e que contemplam os resultados/demandas da avaliação institucional;
2. Ações que estão sendo realizadas pelo órgão e que atendam os resultados/demandas da avaliação institucional;
3. Ações que serão realizadas a partir dos resultados da avaliação institucional.
Confira abaixo os relatórios de autoavaliação institucional e os relatórios de respostas das Pró-reitorias e órgãos responsáveis de cada ano:
| Ano letivo | Ciclo Avaliativo | Dimensões Avaliadas | Relatório Institucional | Relatório de Respostas | Respostas por órgão |
| 2025 | 2024-2026 | 3, 5, 10 | em breve | em breve | em breve |
| 2024 | 2024-2026 | 2 | Autoavaliação 2024 | Relatório de Respostas 2024 | PROGRAD / PROPESP / NUTEAD / AGIPI |
| 2023 | 2021-2023 | 1, 8, 7 | Autoavaliação 2023 | Relatório de Respostas 2023 | PROGRAD / PROPESP / PROGESP / PRAE / PRECAM / NUTEAD / BICEN / CDR / HURCG |
| 2022 | 2021-2023 | 3, 5, 10 | Autoavaliação 2022 | Relatório de Respostas 2022 | PROGESP, PRECAM, AGIPI, NTI, PROPESP, PROPLAN, REITORIA, CCOM, PROGRAD, PRAE |
| 2021 | 2021-2023 | 2, 4, 6, 9, Covid-19 | Autoavaliação 2021 | Relatório de Respostas 2021 | CAAR, ERI, CCOM, HURCG, NTI, NUTEAD, PRECAM, OUVIDORIA, PROJUR, REITORIA, PRAE, PROEX, PROGRAD, PROPESP, PROPLAN, PRORH, PROAD |
| 2020 | 2018-2020 | 8, 1, 7, Covid-19 | Autoavaliação 2020 | Relatório de Respostas 2020 | PRAE, PROEX, PROGRAD, PROPLAN, PROPESP, PRORH, AGIPI, BICEN, CCOM, ERI, NUTEAD, PRECAM |
| 2019 | 2018-2020 | 3, 5, 10 | Autoavaliação 2019 | Relatório de Respostas 2019 | - |
| 2018 | 2018-2020 | 2, 4, 6, 9 | Autoavaliação 2018 | Relatório de Respostas 2018 | - |
| 2017 | - | Todas | Autoavaliação 2017 | - | - |
| 2016 | - | Todas | Autoavaliação 2016 | - | - |
| 2015 | - | Todas | Autoavaliação 2015 | - | - |
| 2013-14 | - | Todas | Autoavaliação 2013-14 | - | - |

