A avaliação institucional é o instrumento central, organizador da coerência do conjunto. O foco principal dos processos avaliativos é a instituição. A avaliação institucional pode ser esclarecida sob três aspectos:
- O objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades de uma IES; dentre outros aspectos, ensino-pesquisa-extensão, administração, responsabilidade e compromissos sociais, formação etc.
- Os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores estudantes, funcionários e membros da comunidade externa, especialmente convidados ou designados.
- Os processos avaliativos seguem os procedimentos institucionais e se utilizam da infra-estrutura da própria instituição.
A avaliação institucional organiza os diversos instrumentos avaliativos de acordo com o princípio da integração. Os diversos estudos, reflexões e valorações são articulados em função da compreensão global da IES. A presente proposta, de uma avaliação institucional constituída basicamente pelo processo de auto-avaliação, que se completa com a avaliação externa, será – por sugestão da CEA- organizado por uma instância do MEC denominada de CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior). Além disso, a avaliação institucional, tanto na dimensão interna, quanto na externa, incorpora as informações e os resultados de outros instrumentos, tais como o Censo da Educação Superior, o Cadastro das Instituições de Educação Superior, a avaliação feita pelas comissões da SEMTEC, a avaliação da Pós-Graduação, e propõem a criação de um novo instrumento em substituição ao ENC , o PAIDEIA – Processo de Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área, colocando-os numa perspectiva de globalidade. Assim, pensados em referência à totalidade, estes instrumentos deixam de ser fragmentados ou isolados e adquirem um significado de conjunto.
Coerente com o anteriormente tratado, o SINAES deve se fundamentar em princípios e objetivos francamente vinculados ao ideário público da educação superior.
Deve envolver em ampla participação a comunidade educativa e membros da administração central.
Atendendo a uma demanda da comunidade universitária, a partir da avaliação institucional do ano de 2018, a CPA passou a realizar RELATÓRIOS DE RESPOSTAS, para demonstrar o que a UEPG faz a partir dos resultados da avaliação institucional e quais as possíveis mudanças observadas a partir dela.
Desta forma, os dados são tabulados para que possam ser articulados com cada órgão (Pró-Reitorias e órgãos suplementares da Instituição). A partir daí, solicita-se aos referidos órgãos que analisem os dados e encaminhem as seguintes informações, à CPA:
1. Ações já realizadas pelo órgão e que contemplam os resultados/demandas da avaliação institucional;
2. Ações que estão sendo realizadas pelo órgão e que atendam os resultados/demandas da avaliação institucional;
3. Ações que serão realizadas a partir dos resultados da avaliação institucional.
Confira abaixo os relatórios de autoavaliação institucional e os relatórios de resposta das Pró-reitorias e órgãos responsáveis de cada ano:
Ano letivo de 2024
Em breve
Ano letivo de 2023
Relatório Autoavaliação Institucional 2023
Ano letivo de 2022
Relatório Autoavaliação Institucional 2022
Relatório respostas dos órgãos de gestão da UEPG de 2022
Ano letivo de 2021
Relatório Autoavaliação Institucional 2021
Relatório respostas pro-reitorias e orgãos suplementares 2021
Ano letivo de 2020
Relatório Autoavaliação Institucional 2020_versão final
Relatório respostas Pró-reitorias e Órgãos de apoio 2020 - COMPLETO
Acesse aqui as respostas das pró-reitorias, referente às dimensões avaliadas no ano de 2020:
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE_2020
Pró-reitoria de Extensão - PROEX_2020
Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD_2020
Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN_2020
Pró-reitoria de Pesquisa - PROPESP_2020
Pró-reitoria de Recursos Humanos - PRORH_2020
Acesse aqui as respostas dos órgãos suplementares, referente às dimensões avaliadas no ano de 2020:
Agência de Propriedade Intelectual - AGIPI_2020
Biblioteca Central professor Faris Michaele - BICEN_2020
Coordenadoria de Comunicação - CCOM_2020
Escritório de Relações Internacionais - ERI_2020
Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância - NUTEAD_2020
Prefeitura do Campus - PRECAM_2020
Ano letivo de 2019
Relatório Autoavaliação Institucional_2019
Relatório_RESPOSTA_Pró_Reitorias_Órgãos Suplementares_2019
Ano letivo de 2018
Relatório Autoavaliação Institucional 2018
Relatório_RESPOSTA_Autoavaliação_2018
Ano letivo de 2017
RELATÓRIO GERAL SETORES DE CONHECIMENTO.-2017
Ano letivo de 2016
Ano letivo de 2015
Anos letivos de 2013-2014
Relatório de Avaliação Institucional por Setores de Conhecimento
Ao término da aplicação do questionário de autoavaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza a tabulação dos dados e construção dos relatórios, por Setor de Conhecimento. Estes relatórios são apresentados nas reuniões Setoriais. Confira aqui o relatório de avaliação institucional de cada Setor de Conhecimento da UEPG.
Ano 2023
Ano 2022
Ano 2021
Ano 2020
Relatório AvInstitucional_SEBISA_2020
Relatório_Av_Institucional_SECIHLA_2020
Relatório_AvInstitucional_SECATE_2020
Relatório_AvInstitucional_SECIJUR_2020
Relatório_AvInstucional_SECISA_2020
Relatório_SEXATAS_Av_Institucional_2020
Ano 2019
Ano 2018
Ano 2017
SCATE. Relatório de autoavaliação. 2017
SEBISA. Relatório de autoavaliação. 2017
SECIHLA. Relatório de autoavaliação. 2017
SECIJUR. Relatório de autoavaliação; 2017
SECISA. Relatório de autoavaliação. 2017
SEXATAS. Relatório de autoavaliação. 2017
Ano 2016
7-Relatorio-AA-2016-SECIJUR-v1
3-Relatorio AA 2016 Pos-Graduacao